Profundor danificado do F-16 da USAF.

A apresentação de um F-16 da equipe de demonstração solo F-16 Viper Demo Team, precisou ser pausada durante a RIAT 2019, no dia 21 de julho, no Reino Unido.

O Major Garret Schmitz, piloto e comandante da equipe havia começado sem problemas sua apresentação, mas em um determinado momento percebeu que algo estava errado com os profundores do caça e por segurança decidiu pausar a demonstração, nivelar o caça em uma altitude de segurança, além de ter feito uma passagem baixa para que fosse feito uma verificação visual da equipe de solo no profundor.

O piloto conseguiu trazer seu caça sem maiores problemas para a base da RAF, em Fairford, onde aconteceu a RIAT 2019.

Por se tratar de um show aéreo tinhas bastante presença de público civil no local com suas câmeras e fotos e filmagens foram feitas, como essa abaixo, que mostra a pausa na demonstração:

 

De acordo com algumas informações do jornalista Angad Singh, que conheceu o pessoal da Viper Demo na RIAT, o que teria acontecido foi uma delaminação espontânea do material compósito do estabilizador horizontal.

Delaminação é uma separação ao longo de um plano paralelo a uma superfície, como na separação de um revestimento de um substrato ou das camadas de um revestimento um do outro ou, no caso de uma laje de concreto, uma divisão horizontal, rachadura ou separação próxima a a superfície superior.

Ainda não se sabe a causa desta possível delaminação, mas acredita-se que as fortes forças G tenham contribuído para tal.