Apresentação do primeiro F-35 da Força Aérea Turca- Foto: Lockheed Martin

Um caça F-35 da Turquia voou nesta última quarta-feira (03/04) para as instalações de treinamento da base da Força Aérea Luke, Arizona. O caça que já se encontrava em solo norte-americano, e ficará retido na base aérea.

Esse é o primeiro de dois caças já prontos que seriam entregues a Turquia, com tudo, como já foi noticiado os EUA bloquearam a venda do caça stealh para a Turquia. O motivo do bloqueio é o interesse do governo turco, comandando pelo presidente Tayyip Erdogan, pela compra do sistema de mísseis S-400 russos.

Com o bloqueio, os caças turcos deverão ficar nos EUA, e os pilotos turcos que estavam fazendo treinos de especialização em bases norte-americanas devem retornar ao país natal.

Ainda não é possível saber ao certo se o bloqueio vai de fato se concretizar. A Turquia estava na lista das 10 nações já integrantes no programa F-35 Lightning II, que conta com as forças militares dos EUA (Força Aérea, Marinha e Fuzileiros), a Itália, Bélgica, Austrália, Grã-Bretanha, Japão, Noruega, Holanda, Israel e Coreia do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA