Advertisement

Caça F-5 da FAB quebra a barreira do som e assusta moradores no litoral gaúcho

FAB Caça F-5 Canoas Rio Grande do Sul

Moradores do litoral do Rio Grande do Sul ficaram assustados com um estrondo misterioso por volta das 16h da última terça-feira (20). Mais tarde, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a “explosão” foi causada por um de seus caças F-5M, que quebrou a barreira do som. 

O evento ocorreu na tarde do dia 20 de setembro, feriado do Dia do Gaúcho no estado. Moradores das praias de Imbé, Atlântida, Xangri-lá e Tramandaí se assustaram com o som alto. O estrondo também foi escutado em Gravataí, na Região Metropolitana da capital Porto Alegre. 

Os barulhos foram suficiente para a criação de várias teorias entre grupos de moradores. Mas no mesmo dia veio resposta através da FAB. Em nota ao portal Litoral na Rede, a organização informou que um caça F-5 quebrou a barreira do som no litoral rio-grandense. 

F-5 FAB litoral gaúcho RS
F-5EM carregando mísseis Derby e TP4, sobrevoando o litoral gaúcho. Foto: Ten. Cel. Sergio/FAB.

“Aeronaves de caça F-5 da Força Aérea Brasileira realizaram, nesta terça-feira (20/09), treinamentos na região de Canoas (RS). Os voos foram realizados dentro dos padrões de segurança previstos. Durante o treinamento, houve rompimento da barreira do som na região do litoral gaúcho, área de treinamento designada para realização deste tipo de voo.”

Há cerca de uma semana FAB tem realizado treinamentos a partir de Canoas, onde há uma base aérea. O local, além de sediar o Esquadrão Pampa que opera os F-5, também está recebendo os F-5 do 1º Grupo de Aviação de Caça, da base de Santa Cruz (RJ). O treinamento envolve o combate aérea simulado além do alcance visual e reabastecimento em voo com o KC-390. 

https://www.instagram.com/p/CivlPehvpnc/

A velocidade do som é de 1200 km/h ao nível do mar. Quando um avião ultrapassa esta velocidade ele quebra a barreira do som, gerando o chamado estrondo sônico. A onda de choque causada pelo evento pode fazer tremer casas, como relatado por alguns gaúchos nesta semana. Janelas também podem ser quebradas, mas nada desse tipo foi relatado no evento recente, apesar de já ter ocorrido no passado. 

Enquanto o barulho pode ter chamado atenção no litoral, os canoenses já estão bem acostumados com o ruído dos jatos. Alguns moradores tem reclamado do voo dos jatos à noite, ao passo que outros canoenses transformam o fato em meme, como no perfil “Canoas Mil Grau”. 

https://www.instagram.com/p/Cii5PbJt6Pn/

Com informações de Diário de Canoas, Litoral na Rede

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Barreira do som, F-5, fab, usaexport