• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Caça preservado é derrubado de pedestal por tempestade na Inglaterra

de havilland venom caça
Caça da década de 1950 ficou completamente destruído. Foto: @Tankslider.

Um caça de Havilland Venom ficou completamente destruído na sexta-feira (18), após ser derrubado do pedestal onde estava preservado, perto de uma antiga base aérea no Reino Unido. Ninguém se feriu. 

A aeronave foi derrubada pelos fortes ventos do ciclone extratropical Eunice. A tempestade já deixou pelo menos nove mortos e ventos de 200 km/h já foram registrados. 

O Venom, fabricado na década de 1950 pela de Havilland, havia sido instalado no local em 2007. O avião estava montado em um pedestal em forma de arco e sua instalação foi solicitada pelos donos do Grove Business Park, um centro comercial que ocupa o espaço da antiga base aérea de RAF Grove, localizada no condado de Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra. 

Chris Douch passava pelo local na hora em que o caça foi “abatido” pelos ventos da tempestade. Falando ao portal Oxford Mail, Douch disse que viu o caça balançando no pedestal antes de cair no gramado. “Ele caiu de repente, balançando levemente para frente e para trás antes de bater na grama abaixo. Tudo aconteceu tão rápido. Foi uma das coisas mais surreais que eu já vi. Não parecia real!”

“Ele foi completamente destruído no impacto, quebrando-se em vários pedaços. Definitivamente estava além do reparo”, afirmou. 

Segundo o portal, membros da comunidade do município de Grove ficaram tristes com a perda da aeronave de caça. “Toda a vila está devastada por isso”, disse John Brown, um residente que esteve no local do acidente. 

O Venom em seu pedestal antes de ser derrubado pelos ventos da tempestade Eunice.

“O avião tem sido um elemento importante da comunidade local por muitos anos e representa muito para aqueles que vivem aqui. Ficava orgulhosamente ao lado do Grove Airfield, com vista para uma rotatória que meus filhos sempre conheceram como ‘A Rotatória do Avião’. Vai fazer muita falta para todos que vivem e trabalham na área local, especialmente aqueles que dependem dele para obter direções”, concluiu Douch. 

O Venom FB.54

A aeronave destruída pela Tempestade Eunice é um caça-bombardeiro Venom FB.54 usado pela Força Aérea Suíça e pintado nas cores da Força Aérea Real (RAF). O caça foi fabricado em 1957 e recebeu a matrícula J-1758, além de incorporar modificações na forma de um nariz mais comprido, onde abrigava um rádio UHF, um transponder de identificação amigo-inimigo (IFF) e um computador balístico.

O Venom FB.54 ainda nas cores da Força Aérea Suíça, mas já desativado e com a matrícula G-BLSD. Foto: George Canciani – Jetphotos.

Em maio de 1985, o caça foi vendido para a companhia britânica Aces Hight Ltd, recebendo o registro civil G-BLSD. Entre abril de 1986 e abril de 1988, a aeronave recebeu o registro civil estadunidense N203DM, mas voltou a ostentar a matrícula britânica.

Mais tarde, o jato foi pintado nas cores do 145 Squadron, unidade da RAF desativada em 1957, e desde outubro de 2007 estava na rotatória que levava ao Grove Technology Park.

O Venom foi desenvolvido no final dos anos 40 como uma evolução do de Havilland Vampire. O modelo foi usado pela Inglaterra, Suíça, Iraque, Venezuela, Suécia e Nova Zelândia como um caça-bombardeiro ou caça noturno. A aeronave possuía quatro canhões de 20mm e poderia usar duas bombas de 453 quilos ou oito foguetes RP-3 de 27 quilos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.