Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Um par de caças CF-188A Hornet da RCAF se aproximam de um KC-767 da Força Aérea Colombiana durante o Exercício Maple Flag 2013, Foto: MCpl Marc-André Gaudreault, Canadian Forces Combat Camera.

O destacamento de caças CF-188 Hornet da Força Aérea Real Canadense (RCAF) desdobrado na Romênia fez sua primeira missão real na última quinta-feira (23), ao interceptar um par de jatos de ataque ao solo Su-24 Fencer da Rússia. 

Operando junto dos militares do país anfitrião, os CF-188 interceptaram os aviões russos que estavam voando sobre o Mar Negro, perto do espaço aéreo romeno. Após serem identificados visualmente como Su-24, os aviões foram monitorados pelos pilotos, informou o Comando Aéreo Aliado da OTAN na sexta-feira (24). 

Os Hornets foram acionados pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Torrejón depois que as aeronaves russas foram detectadas pelo Centro de Controle e Relatórios da Força Aérea Romena. As aeronaves russas estavam ignorando as regras internacionais de segurança de voo por não usar um transponder e não falar com o controle de tráfego aéreo.

Caças CF-188 da RCAF voando com caças F-16 da Romênia. Foto: OTAN.

“Estou muito orgulhoso de toda a equipe da Força-Tarefa Aérea – Romênia no fornecimento de habilidades militares de classe mundial, idealmente adequadas para a execução de nossa Missão Aprimorada de Policiamento Aéreo. Com um esforço total apoiando operações de voo dia e noite, esta primeira identificação visual é um grande exemplo de como o Canadá está ajudando a OTAN e a Romênia a proteger a integridade do espaço aéreo da OTAN”, disse o Tenente Coronel Corey Mask, Comandante da Força-Tarefa Aérea Canadense.

Esta foi a primeira interceptação da Força-Tarefa Aérea, que iniciou sua missão no início deste mês, após uma cerimônia de certificação da OTAN no dia 08 deste mês. Durante seu desdobramento, as tripulações canadenses manterão um alerta de reação rápida e realizarão missões de treinamento de voo junto com a Força Aérea Romena, bem como outros aliados regionais. Seis caças e 135 militares da RCAF estão instalados na Base Aérea Romena de Mihail Kogalniceanu. 

DEIXE UMA RESPOSTA