Advertisement

Caças F-22 dos EUA voltarão a se apresentar na FIDAE

F-22 Raptor FIDAE

Quatro anos depois de sua última apresentação na América do Sul, caças Lockheed Martin F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA voltam a se apresentar na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE).

A edição de 2022 do renomado show aéreo chileno contará com a presença de duas aeronaves da Raptor Demo Team, a equipe de demonstração do F-22. O time com sede na Base Aérea de Holloman, no estado do Novo México, estará presente durante toda a duração do evento, que ocorre entre os dias 05 e 10 de abril. 

A equipe participou das edições de 2016 e 2018 e já estava escalada para se apresentar na FIDAE 2020. No entanto, a edição foi cancelada em virtude da pandemia de Covid-19. 

O evento ocorre no Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago. 

O F-22 é um caça de superioridade aérea com capacidade secundária de ataque ao solo. A aeronave é exclusivamente operada pela Força Aérea Estadunidense e sua exportação é proibida por lei. O modelo pode usar até oito mísseis ar-ar AIM-120 e AIM-9, bombas GBU-32 e GBU-39 eo canhão rotativo M61 Vulcan de 20mm.

Seus motores Pratt & Whitney F119-PW-100 podem levar o avião a mais de 2400 Km/h, além da alta manobrabilidade obtida pelo empuxo vetorado. No entanto, sua característica mais famosa é a capacidade stealth, onde aeronave é extremamente difícil de ser detectada por radares.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Chile, F-22, FIDAE, usaexport