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Caças Gripen da Tchéquia treinam reabastecimento em voo com Airbus A330 pela primeira vez

Caças JAS-39 Gripen da Tcéquia treinaram reabastecimento em voo com A330 da Frota Multinacional de Aviões-Tanque. Foto: Ministério da Defesa Tcheco.

Pela primeira vez, caças JAS-39 Gripen da Força Aérea da Tchéquia treinaram o reabastecimento em voo (REVO) com um Airbus A330 MRTT da Frota MMF da OTAN, na última quarta-feira (14). A ação inédita ocorreu na região da cordilheira das Montanhas dos Gigantes e viu os jatos de caça realizarem contatos secos com o grande avião-tanque. 

No passado, os pilotos de Gripen da Base Aérea de Čáslav já haviam treinado o REVO com outros aviões-tanque, como um Airbus A400M da Alemanha, um Boeing KC-767 da Itália, um C-130 Hércules da Suécia e um KC-135 dos Estados Unidos. 

A República Tcheca participa do Programa Frota Multinacional MRTT (MMF) desde 2019. A atividade marcou a primeira vez que os caças do país – que logo serão substituídos pelo F-35 Lightning – fizeram contato com os A330 do projeto, que reúne seis países e mantém uma frota de oito aviões-tanque multimissão A330.

Durante o treinamento, os Gripen tchecos realizaram apenas contatos secos, ou seja, houve o encaixe de sonda e cesta de reabastecimento, mas sem a transferência de combustível. A atividade verificou que os pilotos tchecos estão aptos ao REVO, mesmo sem serem, de fato, reabastecidos. 

Treinamento inédito viu caças Gripen tchecos realizarem contatos secos com o A330 da MMF.
Treinamento inédito viu caças Gripen tchecos realizarem contatos secos com o A330 da MMF.

Os pilotos descreveram o procedimento de reabastecimento ar-ar como muito desafiador. A manobra exige alta precisão, já que a aeronave viaja a uma velocidade superior a 500 km por hora e a borda da cesta fica a apenas algumas dezenas de centímetros da cabine. “Na fase final, o piloto precisa se aproximar cuidadosamente do navio-tanque em velocidade de caminhada. O avião-tanque desenrola a mangueira com o drogue e o piloto do Gripen precisa posicionar adequadamente a sonda de reabastecimento nele”, disse um piloto da Base Aérea de Čáslav.

O exercício acima das Montanhas Gigantes treinou o contato seco que verificou a capacidade dos pilotos do JAS-39 Gripen da Tchéquia de fazer um encontro próximo com o avião-tanque sem realmente reabastecer.

Segundo o Ministério da Defesa e Forças Armadasda República Tcheca, o primeiro contato com o avião-tanque designado KC-30M foi realizado por um experiente instrutor de reabastecimento da 21ª Ala Tática. A segunda aproximação foi conduzida pela aeronave do Comandante do 211º Esquadrão Tático, Tenente-Coronel Vladimír Málek. Após essa primeira atividade, outros pilotos devem realizar o treinamento no final deste mês. 

“O reabastecimento com este avião-tanque não é significativamente diferente de outros, especialmente outros aviões turbofan [a jato], pois os procedimentos são padronizados e o dispositivo de reabastecimento também”, disse o Ten. Cel. “No entanto, esta aeronave é a maior de todas as aeronaves para as quais estamos qualificados. Isso muda ligeiramente a perspectiva quando você se move pelo avião-tanque”, acrescentou o Comandante do Esquadrão.”

Ministério da Defesa da Tchéquia/Divulgação.
Ministério da Defesa da Tchéquia/Divulgação.

Os aviões-tanque multifuncionais Airbus A-330 MRTT usam dois métodos de reabastecimento. O sistema de lança, bem como o sistema de sonda e cesto, que é usado pelas aeronaves JAS-39 Gripen.

“Ter a oportunidade de praticar com o petroleiro é vital para a qualificação do piloto. É definido pelo máximo de pausas permitidas, mas quanto mais treinamento você recebe, maior é a taxa de sucesso e a velocidade de conexão e reabastecimento e, na verdade, o crescimento das habilidades operacionais do piloto”, disse Málek. Atualmente, a maioria dos pilotos tchecos do Gripen são treinados para REVO e mantêm a qualificação.

Dada a sua adesão ao MMF, a Tchéquia pode utilizar até 100 horas de voo por ano para reabastecimento aéreo, bem como para transporte aéreo de carga e passageiros e para evacuação médica. “Isso nos permite introduzir uma grande precisão em nosso planejamento e desempenho de reabastecimento ar-ar dentro das horas de voo do avião-tanque que temos disponíveis como membros”, acrescentou o Tenente-Coronel Málek.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, Gripen, reabastecimento em voo, República Tcheca