Print do vídeo: Caças JAS-39 sobre Budapeste

No último dia 20 de agosto caças JAS 30 Gripen C/D sobrevoaram a capital da Hungria, Budapeste. O voo aconteceu devido a uma cerimônia a um feriado em comemoração ao que celebra o primeiro rei cristão da Hungria, Santo Estevão, e a fundação do estado húngaro.

Durante o sobrevoo dos caças, fizeram voos baixo sobre as principais localidades da cidade e soltarem flares (iscas de calor para mísseis infravermelhos). No vídeo abaixo pode-se ver de dentro de um dos JAS-39 como foi este sobrevoo na capital húngara.

Os caças Gripens envolvidos no sobrevoo pertencem ao 1º Vadàszrepülő Szàzad “Puma”, parte do MH 59. (59º Tactical Fighter Wing), com base em Kecskemét.

Os Gripens húngaros, tem um papel bem ativo na proteção do espaço aéreo local. Somente este ano os JAS-39 foram acionados mais de 40 vezes, com um total de 370 decolagens e 400 horas.

Em outro vídeo que pode ser visto abaixo, os caças da Hungria junto com caças da RAF e da força aérea espanhola fazem juntos o policiamento do espaço aéreo e por diversas vezes interceptam aeronaves russas como Su-27, Su-30SM, Tu-95, Il-38, dentre outras

 

Outras Interceptações de Aeronaves Russas

Visão de um caça Eurofighter da RAF onde se observa dois caças russos SU-27B.
Foto: RAF

A frequência de interceptação de aeronaves russas esse ano é grande. A RAF já interceptou mais de uma vez. A Finlândia com seus F-18 Hornet também esteve envolvida em interceptação de aeronaves russas.

Houveram também interceptações de caças norte-americanos a aeronaves russas.

Interceptação do dia 21 de maio entre um caça F-22 Raptor e um bombardeiro TU-95. (Crédito da imagem: NORAD)

 

 

Fonte de apoio: The Aviationist / Edição: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA