Advertisement

Canadá recebe aprovação para compra de aeronaves multimissão Boeing P-8A

Boeing P-8A Poseidon Canadá CMMA

O Canadá recebeu do Departamento de Estado dos EUA o sinal verde para a possível compra da aeronave multimissão Boeing P-8A Poseidon. A publicação foi oficializada no último dia 27 pela Agência de Cooperação em Segurança da Defesa (DSCA).

O governo canadense poderá então adquirir cerca de 16 aeronaves Boeing P-8A Poseidon, que deverão substituir os antigos aviões de patrulha Lockheed CP-140 Aurora. A agência também estimou que o valor de compra dos novos aviões pelo Canadá seja de US$ 5,9 bilhões, superando os US$ 3,77 bilhões que o governo canadense previa. 

Com a entrada do Boeing P-8A, o Canadá irá substituir todas as antigas aeronaves e ampliar sua capacidade de realizar missões com uma tecnologia mais aprimorada. As aeroanves da Lockheed estão em operação pela Real Força Aérea Canadense desde 1980.

O governo do Canadá avaliou que apenas o Poseidon foi capaz de atingir todas as exigências de capacidade do programa Aeronave Multimissão Canadense (Canadian Multi-Mission Aircraft – CMMA). 

P-8 Cp-140 P-3 Canadá Austrália
CP-140 Aurora da RCAF voa na ala de um P-8A australiano. Foto: Cpl Craig Barrett.

A Boeing havia anunciado em fevereiro do ano passado que iria apresentar ao Canadá toda a capacidade do P-8A e trabalharia em conjunto para adaptar as exgiências dos canadenses para o novo avião de patrulha marítima de longo alcance.

“O P-8A Poseidon demonstrou que é a aeronave multimissão mais capaz do mundo atualmente em produção e oferece uma solução completa para os requisitos de CMMA do Canadá”, disse Tim Flood, diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para Europa e Américas.

O Poseidon MRA1 (P-8A) da Boeing é uma aeronave de patrulha marítima multifuncional, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra anti-submarina, bem como missões de vigilância e busca e resgate. O avião possui um radar APY-10 para mapeamento de alta resolução, um sistema de sensor acústico, uma torre eletro-óptica / IR e medidas de suporte eletrônico (ESM). 

Estruturalmente a aeronave compartilha diversos componentes com o Boeing 737-800, porém com alterações específicas para uso do avião no serviço militar.

A aeronave também pode ser armada com um sistema que inclui 129 torpedos sonobuoy para atacar alvos subterrâneos. Além disso, o P-8A pode ser reabastecido em voo.

Os militares que operam ou selecionaram o P-8 incluem a Marinha dos EUA, a Força Aérea Real do Reino Unido, a Força Aérea Real Australiana, a Força Aérea Real da Nova Zelândia, a Marinha Indiana, a Força Aérea Real Norueguesa, a Marinha da República da Coreia e a Marinha Alemã.

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.