Drone Bayraktar TB2 Ucrânia guerra
Bayraktar TB2 da Força Aérea Ucraniana. Foto: Yulii Zozulia/Ukrinform/Future Publishing via Getty Images,

Um canal de TV da Lituânia está realizando uma campanha de arrecadação de fundos para presentear as forças armadas da Ucrânia com o drone turco Bayraktar TB2.

Em uma rede social, Andrius Tapinas, fundador do Canal Laisves TV, anunciou que serão necessários cerca de € 5 milhões de euros para a aquisição do drone turco de guerra. A campanha de arrecadação terá uma duração de 3 semanas.

O que é o drone TB2

O TB2 é uma aeronave não-tripulada de combate (UCAV) de média altitude e longa autonomia (MALE). Ele é controlado remotamente por três militares a partir de uma estação de controle em solo (GCS, também chamada de shelter), que possui as mesmas dimensões de cum contêiner de carga. A GCS também foi desenvolvida pela Baykar seguindo o mesmo padrão da OTAN. 

Estação de comando do Bayraktar TB2. Imagem via Wikimedia.

O drone é feito a partir de materiais compósitos, com uso de ligas de alumínio nas partes mais críticas. Isso reduz não só o peso do avião, mas também sua assinatura radar. Dessa forma, o TB2 também é mais difícil de ser detectado pelos radares de baterias de mísseis antiaéreos (SAM), um alvo prioritário durante o combate. 

Em termos de dimensões e performance, o Bayraktar TB2 apresenta as seguintes características: 

  • 6.5 metros de comprimento 
  • 2.2 metros de altura 
  • 12 metros de envergadura 
  • 27 horas de autonomia 
  • Velocidade máxima de 222 Km/h
  • Altitude máxima de 25 mil pés 
  • 150 kg de carga útil 
  • Peso máximo de decolagem de 700 kg

O custo de aquisição de um TB2 gira em torno de US$ 4 a 5 milhões. Contudo, o drone já destruiu equipamentos muito mais caros que ele próprio, como sistema de defesa antiaérea Pantsir S1 russo. O modelo foi alvo do TB2 em conflitos na Síria, Líbia, Ucrânia, Armênia e Emirados Árabes Unidos. 

O TB2 possui quatro pontos duros (dois em cada asa) para carregar diversas armas de precisão, como o míssil antitanque UMTAS/L-UMTAS, foguetes guiados Bozok e as granadas de 81mm Togan. 

Apesar da variedade de armamentos, o mais usado pelo TB2 são as bombas de precisão MAM (Smart Micro Munition). Desenvolvida pela Roketsan, a bomba possui três variantes: MAM-C, L e T, guiadas por laser e/ou GPS e Navegação Inercial. O peso varia de 6,5 Kg a 94kg, dependendo do tipo da bomba.

Os três modelos podem ser usados pelo TB2, sendo as verões C e L as mais empregadas. 

Bayraktar TB2 Ucrânia Força Aérea bombas
TB2 da Força Aérea Ucraniana com bombas MAM. Foto: Ministério da Defesa Ucraniano.

Leve, barato, fácil de produzir e precisa, as bombas MAM se destacam junto do TB2 no combate, podendo engajar alvos parados ou em movimento. 

Com informações: Aerotime.aero