Advertisement

Canal de TV organiza ‘vaquinha’ para doar drone de guerra à Ucrânia

Drone turco Baykar Bayraktar TB2 da Ucrânia guerra

Um canal de TV da Lituânia está realizando uma campanha de arrecadação de fundos para presentear as forças armadas da Ucrânia com o drone turco Bayraktar TB2.

Em uma rede social, Andrius Tapinas, fundador do Canal Laisves TV, anunciou que serão necessários cerca de € 5 milhões de euros para a aquisição do drone turco de guerra. A campanha de arrecadação terá uma duração de 3 semanas.

O que é o drone TB2

O TB2 é uma aeronave não-tripulada de combate (UCAV) de média altitude e longa autonomia (MALE). Ele é controlado remotamente por três militares a partir de uma estação de controle em solo (GCS, também chamada de shelter), que possui as mesmas dimensões de cum contêiner de carga. A GCS também foi desenvolvida pela Baykar seguindo o mesmo padrão da OTAN. 

Estação de comando do Bayraktar TB2. Imagem via Wikimedia.

O drone é feito a partir de materiais compósitos, com uso de ligas de alumínio nas partes mais críticas. Isso reduz não só o peso do avião, mas também sua assinatura radar. Dessa forma, o TB2 também é mais difícil de ser detectado pelos radares de baterias de mísseis antiaéreos (SAM), um alvo prioritário durante o combate. 

Em termos de dimensões e performance, o Bayraktar TB2 apresenta as seguintes características: 

  • 6.5 metros de comprimento 
  • 2.2 metros de altura 
  • 12 metros de envergadura 
  • 27 horas de autonomia 
  • Velocidade máxima de 222 Km/h
  • Altitude máxima de 25 mil pés 
  • 150 kg de carga útil 
  • Peso máximo de decolagem de 700 kg

O custo de aquisição de um TB2 gira em torno de US$ 4 a 5 milhões. Contudo, o drone já destruiu equipamentos muito mais caros que ele próprio, como sistema de defesa antiaérea Pantsir S1 russo. O modelo foi alvo do TB2 em conflitos na Síria, Líbia, Ucrânia, Armênia e Emirados Árabes Unidos. 

O TB2 possui quatro pontos duros (dois em cada asa) para carregar diversas armas de precisão, como o míssil antitanque UMTAS/L-UMTAS, foguetes guiados Bozok e as granadas de 81mm Togan. 

Apesar da variedade de armamentos, o mais usado pelo TB2 são as bombas de precisão MAM (Smart Micro Munition). Desenvolvida pela Roketsan, a bomba possui três variantes: MAM-C, L e T, guiadas por laser e/ou GPS e Navegação Inercial. O peso varia de 6,5 Kg a 94kg, dependendo do tipo da bomba.

Os três modelos podem ser usados pelo TB2, sendo as verões C e L as mais empregadas. 

Bayraktar TB2 Ucrânia Força Aérea bombas
TB2 da Força Aérea Ucraniana com bombas MAM. Foto: Ministério da Defesa Ucraniano.

Leve, barato, fácil de produzir e precisa, as bombas MAM se destacam junto do TB2 no combate, podendo engajar alvos parados ou em movimento. 

Com informações: Aerotime.aero

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Bayraktar TB2, Drone, Guerra na Ucrânia, Rússia, Ucrânia, usaexport