Advertisement

Candidata do PCB à presidência promete reestatizar a Embraer

Embraer

A candidata do PCB à Presidência da República, Sofia Manzano, propôs nesta última terça-feira (30/08) a reestatização das empresas Vale, Embraer, CSN e Eletrobras.

De acordo com a candidata, a reestatização ocorrerá em conjunto com investimentos públicos em educação e tecnologia para gerar empregos. 

“Defendemos a reestatização das empresas estratégicas combinada com uma política de massivos investimentos públicos e ensino técnico de qualidade, para conduzir uma política industrial de ampliação de setores de tecnologia, informática e telecomunicações, para geração de empregos”, escreveu nas redes sociais.

Na terça-feira, a agenda da candidata do PCB foi de entrevistas à imprensa, sem atividades externas.

Nos últimos anos, enquanto a Embraer negociava a aquisição de sua divisão de aeronaves comerciais pela Boeing, a reestatização da 3ª maior fabricante de aeronaves do mundo foi pauta no Congresso Nacional do Brasil.

Em maio de 2020 o senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou ao Senado um projeto para orientar a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em um futuro processo de reestatização da Embraer (PL 2.195/2020).

Na época o parlamentar entendia que a Embraer, que foi estatal desde sua criação, em 1969, até 1994, é estratégica para o Brasil, e que a forte crise que se abate sobre o setor de aviação no mundo, fruto do impacto do coronavírus, cobra, neste momento, uma ação do governo brasileiro para preservar a grande cadeia de negócios em que a empresa atua.

A pauta da reestatização da fabricante é recorrente na política de esquerda brasileira, apesar dos bons resultados da Embraer nos últimos anos, que em voo solo se destacou com suas aeronaves a jato, o importante portfólio de jatos executivos e a avançada tecnologia na aviação militar.

 

Com informações de Agência Brasil.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.