Notícias C-17 RAF Porto Alegre
O C-17A Globemaster III da RAF está fazendo uma escala em Porto Alegre.

Uma aeronave de transporte Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea Real Britânica (RAF) pousou na tarde desta sexta-feira (21) em Porto Alegre (RS). O cargueiro militar, de registro ZZ175, está fazendo uma escala técnica, devendo partir para as Ilhas Falklands (Malvinas) na manhã de sábado (22).

O jato britânico decolou de Dakar, Senegal, e fez um voo de 7:36 até chegar na capital gaúcha, onde tocou a pista 11 do Aeroporto Salgado Filho (SBPA) às 13h48, já aguardado pelos spotters e entusiastas de aviação. A aeronave taxiou até uma posição ao lado do antigo Terminal 2, hoje desativado. 

Continua depois do anúncio
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eduardo Shox (@edushox)

O C-17 está fazendo uma parada técnica no Brasil, tendo a Base Aérea de Mount Pleasant (EGYP), nas Falklands, como seu destino final. A previsão é de que o C-17 decole de SBPA para EGYP às 07h00 de sábado, retornando para a Porto Alegre às 17h40, onde a tripulação deve pernoitar. 

Continua depois do anúncio

O spotter Douglas Martins Nos registrou a operação do ZZ175 no sábado (22). 

O cargueiro decola novamente para Dakar às 11h30 de domingo (23). Cabe reforçar que estas são previsões e que os horários poderão ser alterados. 

Continua depois do anúncio

Atualmente a RAF possui uma frota de oito cargueiros C-17A, todos operados pelo 99 Squadron da base de RAF Brize Norton. O primeiro C-17 britânico foi recebido em maio de 2001. Brize Norton é a maior base da RAF e também abriga as aeronaves A400M Atlas, C-130 Hércules e A330 MRTT Voyager.

Os C-17 também estão sendo empregados no transporte de armamentos para Ucrânia em meio à tensão com a Rússia. 

Continua depois do anúncio

Confira abaixo mais imagens do C-17 em Porto Alegre.