Carta do Editor sobre o Dia do Aviador – 23 de Outubro

Dia 23 de outubro comemoramos o Dia do Aviador, uma data relevante e significativa especialmente para os brasileiros.

Foi em um mês de outubro que Dumont voou pela primeira vez com seu experimento 14 Bis, mas este, por incrível que pareça, não foi o principal avanço proporcionado pelo inventor à aviação mundial.

O principal avanço ocorreu no ano seguinte, quando Dumont apresentou o Demoiselle, o pequeno ultra-leve desta foto da publicação. O Demoiselle tinha tudo o que a aviação precisava nesse momento, e o mais importante, era de patente aberta.

A decisão de criar um avião utilizável e de patente aberta parte do princípio de Dumont de querer popularizar a aviação sem amarras. Desta forma qualquer pessoa ou empresa poderia construir versões do Demoiselle, com ou sem melhorias, e foi exatamente isto que ocorreu em massa na Europa, ainda em 1907.

Por sua vez, vários criadores que estavam pesquisando o voo através de asas fixas limitaram as suas criações, acrescentando patentes, e evitando a popularização do desenvolvimento tecnológico.

Santos Dumont é conhecido pela grande inventividade, mas para nós da Aeroflap e independente da discussão de ‘quem criou o avião’, ele foi o principal responsável por popularizar o avião como se o mesmo fosse um carro, sem precisar de guerras.

 

Pedro Viana – Aeroflap


DEIXE UMA RESPOSTA