Boeing 777X Qatar Airways
Foto: Boeing

Em mais um ato para provocar a Airbus, Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, anunciou durante o Farnborough Airshow 2022 que a companhia será a primeira operadora mundial do novo Triple Seven.

Ironicamente, a Qatar Airways também foi a primeira operadora do Airbus A350, principal rival do Boeing 777X e se tornou a principal aposta da operadora catarense após intrigas com disputas no tribunal acerca de problemas de pinturas em algumas unidades do A350, incluindo rachaduras na fuselagem.

“Seremos o primeiro destinatário do Boeing 777X. Somos o primeiro cliente de lançamento juntamente com a Emirates. A Boeing já anunciou que a primeira entrega será em 2025. Era para ser 2022, originalmente 2021… Eu realmente espero que eles possam até melhorar o cronograma em 2025”, anunciou Al Baker. 

Incluindo o fato de ser um dos primeiros operadores, a Qatar Airways possui uma expressiva encomenda do novo jato da Boeing com 50 ordens do 777-9, incluindo também uma encomenda de 24 exemplares do 777-8, menor variante do 777X.

Apesar das declarações do executivo, a Boeing não confirmou qual será o primeiro operador, com a possibilidade da Emirates se tornar o cliente de lançamento pelo fato da companhia  deter o maior número de encomendas, com 115 jatos.

Com a conclusão da certificação do 777X marcada para o segundo semestre de 2024, a Boeing espera não sofrer mais atrasos no cronograma do jato que tinha a sua estreia operacional marcada para acontecer ainda neste ano.

Com informações: Simple Flying