Boeing 767 CargoJet
Foto: Peter Bakema / Wikimedia Commons

Neste domingo (03) pousou em Brasília um Boeing 767 da CargoJet, em sua primeira visita na capital do Brasil. O avião transportou a partir de Orebro, na Suécia, simuladores do Saab Gripen E para a Força Aérea Brasileira, o novo caça do país.

O Boeing 767-300ER de matrícula C-FCCJ foi o responsável pelo voo, que decolou neste último sábado de Orebro e realizou uma escala em Las Palmas, antes de pousar em Brasília às 01h40 (horário local).

O avião parou na posição 47A, para desembarque da carga, que após trâmites alfandegários será direcionada para as instalações da Força Aérea Brasileira. O simulador será instalado na Base Aérea de Anápolis, onde fica o Esquadrão Jaguar, o primeiro a utilizar os caças Gripen E no Brasil.

O Boeing 767-300ER da CargoJet deve decolar ainda neste domingo de Brasília, às 17h50, seguindo voo para Ontário, no Canadá.

Foto: SAAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu neste ano os dois primeiros Gripen E da sua frota, que já foram apresentados oficialmente na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Apesar disso, os aviões estarão operacionais na Base Aérea de Anápolis ainda neste ano.

Com o novo simulador, a FAB não precisará enviar pilotos até a Suécia para realizarem os treinamento de rotina, reduzindo bastante os custos nesta área. 

Em abril, foi anunciado que a FAB adquiriu outros quatro Gripens, elevando para a 40 o número de aviões comprados. O Comandante da Aeronáutica explicou na época que esta ação permite que a FAB inicie os estudos para implantar o Gripen em outra base aérea, ainda a ser decidida pelo Alto Comando da instituição. 

A FAB também avalia uma outra encomenda para mais 26 caças Gripen E, totalizando 66 aeronaves deste modelo implementadas na FAB.