Advertisement

China divulga vídeo de caças J-15 sobrevoando um destroier dos Estados Unidos

A Marinha do Exército Popular da China (PLAN) divulgou na última semana um vídeo mostrando um pouco da atividade com caças J-15, voando acima de um destroier da Marinha dos EUA.

Toda a ação ocorreu acima do Estreito de Taiwan, em meio ao atrito entre os dois países pelo território insular. A embarcação da classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA estava patrulhando a região, enquanto os caças J-15 faziam várias manobras.

Veja a movimentação no vídeo abaixo:

Na última semana as únicas embarcações militares que estiveram no Estreito foram duas: O destróier da classe Arleigh Burke USS Higgins (DDG-76) e a fragata HMCS Vancouver da classe Halifax da Marinha Real Canadense.

Alguns especialistas consideram que o sobrevoo dos caças J-15, realizado em águas internacionais, foi um aviso sobre a aproximação da embarcação norte-americana do porta-aviões Liaoning.

Por enquanto não é possível identificar de qual porta-aviões os caças J-15 operaram no estreito de Taiwan, apesar de ser comum o uso do Liaoning (CV-16) neste caso.

O J-15 é uma cópia chinesa do Sukhoi Su-33 Flanker-D, a versão naval do Su-27 Flanker. A aeronave surgiu por volta de meados de 2009/2010 e foi introduzida ao serviço militar em 2013. Atualmente é o único caça naval em operação na China. A aeronave foi desenvolvida a partir do T-10K-3, um dos protótipos do Su-33 russo adquirido da Ucrânia por volta de 2001. 

Ao todo mais de 60 unidades do J-15 foram produzidas pela China para uso exclusivo em porta-aviões da PLAN.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.