Advertisement

China exibe sua maior aeronave militar em evento aeronáutico na Europa

Y-20 China

A China divulgou que sua aeronave multifunção militar Y-20, fabricada pela empresa estatal AVIC, foi exibida durante o Airpower 2022, um show aéreo que ocorreu na Áustria nesta semana, durante dois dias.

Essa foi a primeira vez que o Y-20 participou de um show aéreo na Europa, de acordo com as autoridades chinesas. A aeronave partiu de um Aeroporto no centro da China e chegou a Zeltweg no mesmo dia, cumprindo um voo com 10000 km de distância.

Em seu país de origem, o Y-20 faz constantes aparições em shows aéreos e publicações do governo. A aeronave pode decolar com até 200 toneladas de peso total, incluindo a massa do próprio veículo, do combustível e da carga transportada (de até 66 toneladas).

O Airpower 2022 também teve a participação de várias aeronaves militares ocidentais, como o bombardeiro B-52 e caças F-35. Outras aeronaves, como o clássico Me 262, participaram de um rápido flypass. Com clientes europeus na carteira, o KC-390 também foi exibido no evento pela Embraer.

Agora, com a plataforma estando mais amadurecida, a China está desenvolvendo o Y-20U, a variante de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave. Como na grande maioria das vezes, o governo não deu detalhes sobre a nova versão, mas fotos do protótipo já circulam nas redes sociais. 

Entretanto, o Y-20 ainda conta com uma fraqueza: os motores Soloviev D-30KP, os mesmos usados no Il-76. Os motores já são bastante antigos, desenvolvidos originalmente na década de 50, mas atualizados com novas versões ao longo dos anos.

A China já está providenciando uma solução através dos turbofans WS-20. Em concepções artísticas, inclusive com a versão Y-20U, o cargueiro já é mostrado com os novos motores que estão sendo desenvolvidos com base no WS-10, usado em aeronaves de caça como o J-10 e J-20. 

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: AVIC, China, Militar, usaexport, Y-20