O estaleiro de Dalian da China Shipbuilding Industry Corporation, foi palco de um evento importante para a marinha chinesa, pois ocorreu hoje, dia 26 de março, o lançamento do primeiro porta-aviões totalmente fabricado no país asiático. O nome do 2º porta aviões da china foi dado de Type 001A. Na cerimônia o general Fan Changlong fez um discurso aos presentes no evento.

Com já é tradicional no lançamento de embarcações foi quebrada uma garrafa de champanhe no casco do navio, após a cerimônia de abertura com o hino chinês, após o discurso do general Fan e o batismo com o champanhe, o Type 001A foi lentamente do estaleiro para o cais.

Esse é o primeiro porta-aviões que foi totalmente fabricado na China, porém desde 2012 a China opera o Liaoning, um porta- aviões soviético que foi reformado e colocado em serviço na Marinha do Exército de Libertação Popular (Marinha Chinesa).

O novo porta-aviões em comparação ao Liaoning, tem uma ilha (centro de comando do navio) menor, porém não menos tecnológica, o radar do navio, por exemplo, é mais moderno. Porém o novo porta-aviões chinês ainda perde pelos gigantes e poderosos norte-americanos de propulsão nuclear, que ganham em capacidade de transporte.

Após deixar a doca, o porta- aviões passará por uma série de testes a fim de garantir a operacionalidade da embarcação, além de receber mais sistemas e dispositivos para garantir a maior modernidade no navio-aeródromo.