China quebra recordes na produção de aviões militares em 2021

China J-20

Mesmo com os fortes impactos da pandemia de Covid-19, a China está encerrando o ano de 2021 quebrando recordes na sua produção de aeronaves militares. A indústria de aviação de combate chinesa já está completando as entregas e voos de testes programados para este ano com resultados positivos.

Enquanto algumas empresas já atingiram suas metas, outras se encaminham para o encerramento, conforme o comunicado da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), publicado no dia 15 de dezembro.

A fabricante de aeronaves e motores Shenyang encerrou sua produção anual pouco mais de duas semanas antes do fim do ano, com o último pouso de uma aeronave militar na sua estação de voos de testes ocorrendo no dia 15. O ano termina e o número de aeronaves que a empresa produziu e entregou este ano bateu um recorde, revelou a AVIC, sem dar mais detalhes.

O J-16D exposto em Zhuhai com pods de interferência eletrônica. Foto via @RickJoe_PLA

A companhia é responsável pela produção do caça naval J-15 Flying Shark (cópia do Sukhoi Su-33 Flanker-D), do caça multimissão J-16 e desenvolve o jato de 5ª geração J-31, cuja versão naval foi flagrada em outubro. A Shenyang também produz os motores WS-10 que equipam os caças J-20, J-16 e J-10. 

A Changhe Aircraft Industry (Group) Corporation Ltd, que produz helicópteros como o Z-10 de ataque e o helicóptero de transporte Z-8, também concluiu as metas de produção e entrega em 15 de dezembro, disse a AVIC.

No comunicado, o conglomerado aeronáutico chinês revelou uma imagem de um voo de testes da nova variante do helicóptero de transporte, o Z-8C. A aeronave será implantada no novo navio de assalto anfíbio Type 75 da Marinha Chinesa.

Tropas desembarcando de um Z-8C durante treinamento.

A Xian Aircraft Industry Group Company Ltd, fabricante do cargueiro pesado Y-20, concluiu os últimos voos de teste nove dias antes do final do ano, disse a AVIC. Tang Changhong, projetista-chefe do Y-20, revelou no Airshow China 2021 que a aeronave realizou testes de voo com dois tipos de motores desenvolvidos pelo país. 

A China também está implantando o Y-20U, versão de reabastecimento em voo do jato de transporte. A aeronave vai reforçar as capacidades de REVO da Força Aérea do Exército de Libertação Popular e já participou de incursões na zona de identificação de defesa aérea da Taiwan.

Xian Y-20. Foto: China Military Online

A Harbin Aircraft Industry Group Co Ltd, que fabrica o helicóptero utilitário Z-20 (cópia do S-70 Black Hawk) e os helicópteros da série Z-9 e Z-19, encerrou a produção de 2021 e as missões de voo de teste na sexta-feira (24), estabelecendo um novo recorde no número de aeronaves entregues, apesar do impacto negativo do COVID-19. 

A Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd, fabricante do caça stealth J-20,  revelou em 10 de dezembro em uma postagem na mídia social, que a empresa recentemente quebrou recordes em termos de entrega de aeronaves. A companhia diz que o marco vem por conta da alta demanda, afirmando também que estava se esforçando para encerrar o ano de 2021.

J-20 equipado com os motores nacionais WS-10C.

A Shaanxi Aircraft Industry (Group) Co Ltd, produtora de uma ampla variedade de aeronaves de missão especial, como o KJ-500 de alerta antecipado e o Y-8 de guerra antissubmarino, está completando sua meta anual de entregas, apesar da grave epidemia de COVID-19 em curso, disse a empresa em sua conta na mídia social na sexta-feira (24).

Outras filiais da AVIC também estão em vias de terminar a produção, e boas notícias chegarão dentro de alguns dias, disse a AVIC.

Shaanzi KJ-500, aeronave de alerta antecipado e controle (AEW&C) da Força Aérea Chinesa. Foto: Alert5 via Wikimedia (CC BY-SA 4.0)

Junto dos recordes e novidades no setor aeronáutico, a China também foi oficialmente reconhecida pelo Pentágono como tendo a 3ª maior frota militar do mundo, atrás apenas da Rússia e Estados Unidos. O reabastecedor Y-20U, as novas unidades do J-20 e iminente bombardeiro stealth Xian H-20 também foram mencionados no relatório anual do Departamento de Defesa dos EUA, apresentado aos congressistas. 

Em um momento em que o Exército Chinês está se esforçando para construir uma poderosa força de assalto aéreo com helicópteros avançados, a Marinha está preparando aeronaves de asa fixa e helicópteros para seus porta-aviões e navios de assalto anfíbio. A Força Aérea está de olho para construir ainda mais uma força estratégica.

Projeção artística do Xian H-20.

A indústria de aviação da China está desempenhando um papel importante ao satisfazer essas altas demandas, disse um especialista militar baseado em Pequim ao Global Times no último domingo. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Chengdu, China, J-15, J-16, J-20, PLAAF, produção, Shenyang, usaexport, Xian, Y-20

Sair da versão mobile