Ciência: Hubble faz incríveis fotografias do planeta Saturno

Créditos: NASA

A NASA divulgou uma imagem do planeta Saturno feita pelo telescópio espacial Hubble. A imagem feita pelo clássico telescópio são incríveis e mostram o grande planeta gasoso com boa nitidez e iluminação.

As imagem foram feitas no dia no dia 4 de julho, quando o planeta estava próximo de sua oposição.

Oposição é quando o planeta está oposto ao Sol, e com isso uma parte do planeta fica toda iluminada ao Sol e aqui da Terra é possível ver o planeta bem brilhante no céu noturno.

As fotografias do planeta Saturno foram feitas em meio ao verão no hemisfério norte do astro. Pelas imagens é possível ver os famosos anéis do planeta. É possível também ver uma leve nevoa avermelhada, segundo astrônomos “isso pode ser devido ao aquecimento causado pelo aumento da luz solar, o que pode alterar a circulação atmosférica ou talvez remover os gelados dos aerossóis na atmosfera. Outra teoria é que o aumento da luz solar nos meses de verão está alterando a quantidade de névoa fotoquímica produzida”.

Os anéis que dão o charme ao planeta estão muito brilhantes na imagem. De acordo com cientistas os anéis são formados pedaços de gelo, com tamanhos variando de grãos minúsculos a rochas gigantes. Acredita-se que os anéis mais de 4 bilhões de anos. Mas como os anéis são tão brilhantes – como a neve recém-caída, uma outra teoria concorrente é que eles podem ter se formado durante a era dos dinossauros.

A imagem do telescópio Hubble ajudará os cientistas a descobrirem mais coisas desse gigante de nosso sistema solar. Contudo, vale lembrar que o foco principal do Hubble é a observação do espaço profundo, como estrelas, galáxias, aglomerados e afins.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA