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Clássico caça F-104 Starfighter está sendo vendido por US$ 850 mil

Você pode ser o dono de um histórico caça F-104 Starfighter de dois assentos, basta possuir a bagatela de US$ 850 mil. E o dinheiro para manter a aeronave em operação, logicamente. 

A empresa norte-americana Platinum Fighter Sales, está vendendo um CF-104D Starfighter de dois assentos. A aeronave foi fabricada na década de 1960 pela companhia canadense Canadair, sob licença da Lockheed. O Starfighter é uma aeronave clássica, reconhecida tanto pelo seu design quanto pela sua alta performance, sendo um dos primeiros caças a atingir duas vezes a velocidade do som (Mach 2).

Por outro lado, o jato altamente veloz também ficou conhecido pelo apelido de “Fazedor de Viúvas” por conta de seu alto número de acidentes fatais, especialmente em serviço com a Luftwaffe (Força Aérea Alemã), onde foi muito empregado como um caça-bombardeiro e não como um interceptador de alta velocidade como foi originalmente desenvolvido. 

Platinum Fighter Sales

Este CF-104D com número de série 104633 foi entregue à Força Aérea Real Canadense (RCAF) em maio de 1962, onde serviu por 10 anos na formação de novos pilotos. Em 20 de julho 1973, o caça foi vendido para a Força Aérea Real Norueguesa, recebendo  a matrícula 4633. A aeronave serviu com o 334 Esquadrão da Base Aérea de Bodo por nove anos até ser aposentada quando a Noruega substituiu seus Starfighters pelo F-16 Fighting Falcon, caça que opera até os dias de hoje. 

Platinum Fighter Sales

Em 1984, foi vendido ao Combat Jets Aircraft Museum (CJAM) de Chino, na Califórnia. Em seguida foi novamente vendido, dessa vez para o Combat Jets Flying Museum de Houston, Texas, que deu início aos trabalhos de restauração. O caça recebeu a matrícula civil N104JR. Em 11 de novembro de 1986, o piloto de testes da NASA Ed Schneider fez o primeiro voo do 104633 com o novo registro civil. 

Platinum Fighter Sales

Em maio de 1992, o Starfighter foi transferido para a EAA, Experimental Aircraft Association, de Oshkosh. Três anos depois ele foi posto à venda novamente, sendo adquirido pela Fuel Fresh Inc. em abril de 1996, que hoje está vendendo o caça mais uma vez. O caça está no Aeroporto Williams Gateway, em Mesa (Arizona), com a matrícula N104, e ostenta uma ‘pintura’ bare metal com listras azul, branco e vermelho na fuselagem e no estabilizador vertical.

Platinum Fighter Sales

No total, a aeronave acumulou 2500 horas de voo em toda sua vida. O motor turbojato General Electric J79-GE-7 está com meia vida útil desde a revisão geral. Nos últimos 22 anos, o caça voou apenas 200 horas. 

O registro atual do caça junto à FAA (Federal Aviation Administration) está na categoria Exposição Experimental, embora deva ser observado que o N104 tem diretrizes de “pré-moratória” aplicáveis, o que significa que é permitida a manutenção ‘sob condição’, ou seja, as peças só precisam ser substituídas quando não forem mais consideradas usáveis. O vendedor afirma que isso é impossível de obter hoje. A Platinum também diz que no momento em que a FAA emitiu o certificado aeronavegabilidade durante a alteração do registro para N104, o inspetor afirmou que só os documentos valiam ‘um milhão de dólares’

Platinum Fighter Sales

Apesar de não voar desde 2008, o antigo caça foi mantido em condições de voo, recebendo equipamentos de comunicação e navegação novos da Collins. Outro detalhe interessante é que o avião ainda possui seu radar de bordo original F15A NASARR (North American Search and Range Radar). O próximo comprador do N104 também leva um par de motores sobressalentes, algumas dúzias de pneus frontais, 150 pneus do trem de pouso principal, tanques de ponta de asa e vários outros itens. 

Platinum Fighter Sales

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: F-104