Você pode ser o dono de um histórico caça F-104 Starfighter de dois assentos, basta possuir a bagatela de US$ 850 mil. E o dinheiro para manter a aeronave em operação, logicamente.
A empresa norte-americana Platinum Fighter Sales, está vendendo um CF-104D Starfighter de dois assentos. A aeronave foi fabricada na década de 1960 pela companhia canadense Canadair, sob licença da Lockheed. O Starfighter é uma aeronave clássica, reconhecida tanto pelo seu design quanto pela sua alta performance, sendo um dos primeiros caças a atingir duas vezes a velocidade do som (Mach 2).
Por outro lado, o jato altamente veloz também ficou conhecido pelo apelido de “Fazedor de Viúvas” por conta de seu alto número de acidentes fatais, especialmente em serviço com a Luftwaffe (Força Aérea Alemã), onde foi muito empregado como um caça-bombardeiro e não como um interceptador de alta velocidade como foi originalmente desenvolvido.
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Este CF-104D com número de série 104633 foi entregue à Força Aérea Real Canadense (RCAF) em maio de 1962, onde serviu por 10 anos na formação de novos pilotos. Em 20 de julho 1973, o caça foi vendido para a Força Aérea Real Norueguesa, recebendo a matrícula 4633. A aeronave serviu com o 334 Esquadrão da Base Aérea de Bodo por nove anos até ser aposentada quando a Noruega substituiu seus Starfighters pelo F-16 Fighting Falcon, caça que opera até os dias de hoje.
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Em 1984, foi vendido ao Combat Jets Aircraft Museum (CJAM) de Chino, na Califórnia. Em seguida foi novamente vendido, dessa vez para o Combat Jets Flying Museum de Houston, Texas, que deu início aos trabalhos de restauração. O caça recebeu a matrícula civil N104JR. Em 11 de novembro de 1986, o piloto de testes da NASA Ed Schneider fez o primeiro voo do 104633 com o novo registro civil.
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Em maio de 1992, o Starfighter foi transferido para a EAA, Experimental Aircraft Association, de Oshkosh. Três anos depois ele foi posto à venda novamente, sendo adquirido pela Fuel Fresh Inc. em abril de 1996, que hoje está vendendo o caça mais uma vez. O caça está no Aeroporto Williams Gateway, em Mesa (Arizona), com a matrícula N104, e ostenta uma ‘pintura’ bare metal com listras azul, branco e vermelho na fuselagem e no estabilizador vertical.
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No total, a aeronave acumulou 2500 horas de voo em toda sua vida. O motor turbojato General Electric J79-GE-7 está com meia vida útil desde a revisão geral. Nos últimos 22 anos, o caça voou apenas 200 horas.
O registro atual do caça junto à FAA (Federal Aviation Administration) está na categoria Exposição Experimental, embora deva ser observado que o N104 tem diretrizes de “pré-moratória” aplicáveis, o que significa que é permitida a manutenção ‘sob condição’, ou seja, as peças só precisam ser substituídas quando não forem mais consideradas usáveis. O vendedor afirma que isso é impossível de obter hoje. A Platinum também diz que no momento em que a FAA emitiu o certificado aeronavegabilidade durante a alteração do registro para N104, o inspetor afirmou que só os documentos valiam ‘um milhão de dólares’
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Apesar de não voar desde 2008, o antigo caça foi mantido em condições de voo, recebendo equipamentos de comunicação e navegação novos da Collins. Outro detalhe interessante é que o avião ainda possui seu radar de bordo original F15A NASARR (North American Search and Range Radar). O próximo comprador do N104 também leva um par de motores sobressalentes, algumas dúzias de pneus frontais, 150 pneus do trem de pouso principal, tanques de ponta de asa e vários outros itens.
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