Airbus A350F

O Grupo Air France-KLM e o Grupo CMA CGM anunciaram, hoje, a assinatura de uma parceria estratégica de longo prazo no mercado da carga aérea.

Esta parceria exclusiva verá ambas as partes combinarem as suas redes de carga complementares, capacidade total de carga e serviços dedicados, a fim de construir uma oferta ainda mais competitiva graças ao know-how incomparável e à presença global da Air France-KLM e da CMA CGM.

 

Parceria comercial estratégica exclusiva de 10 anos para reforçar a oferta de carga aérea

A CMA CGM e a Air France-KLM partilham uma forte ambição de investir e crescer de forma sustentável no negócio de frete aéreo.

O acordo terá uma duração inicial de 10 anos. Air France-KLM e CMA CGM irão se juntar e operarão, exclusivamente, a capacidade de aviões de carga das respectivas companhias aéreas, consistindo, inicialmente, numa frota de 10 aviões de carga, e uma combinação adicional de 12 aviões sob encomenda, sendo:

  • 4 aeronaves de carga na CMA CGM Air Cargo, com encomendas pendentes para 8 aeronaves adicionais, 2 das quais poderão ser operadas pela Air France-KLM no futuro;
  • 6 aviões de carga do Grupo Air France-KLM baseados no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e no aeroporto de Amsterdã Schiphol, com encomendas pendentes para mais 4 aviões;
Airbus A350F Air France
Imagem: Divulgação

Esta nova parceria comercial também cobre a capacidade de belly aircrafts da Air France-KLM, incluindo mais de 160 aeronaves de longo curso.

A parceria irá potenciar as respectivas equipes de vendas globais de ambos os parceiros, apresentando uma só voz ao cliente.

Espera-se que a parceria comercial estratégica gere sinergias significativas de receitas, incluindo a concepção conjunta de redes completas de cargueiros e oportunidades de combinação de produtos e serviços.

Ajudará a satisfazer a necessidade dos clientes, cada vez maior, em cadeias de suprimento mais integradas e resilientes, e potenciará a vasta franquia, experiência e capacidades existentes da Air France-KLM em matéria de frete aéreo, apoiada por uma rede de carga global.

A CMA CGM mobiliza a sua grande rede comercial e plataforma logística global e completará esta oferta com soluções logísticas e multimodais inovadoras, particularmente no transporte marítimo e terrestre.

 

CMA CGM Group se tornará acionista de referência do Grupo Air France-KLM

Como parte desta parceria exclusiva de longo prazo, a CMA CGM irá reforçar o seu compromisso no setor de transporte aéreo de mercadorias ao tornar-se um novo acionista de referência na Air France-KLM.

A CMA CGM tem a firme intenção de assumir até 9% do capital social ex-post da Air France-KLM, por um período consistente com a implementação da parceria comercial estratégica.

Este investimento poderia ser feito como parte do aumento de capital contemplado da Air France-KLM, tal como anunciado em 17 de fevereiro de 2022[3]. Os principais acionistas da Air France-KLM apoiarão uma resolução para a nomeação de um membro do conselho de administração em representação da CMA CGM na próxima reunião de acionistas (24 de maio de 2022). Tal nomeação, se aprovada pela assembleia de acionistas, estaria sujeita à conclusão do investimento da CMA CGM.

Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM, afirmou: “Estou muito satisfeito com esta parceria estratégica com a Air France-KLM. Ela nos permite acelerar, significativamente, o desenvolvimento da nossa divisão aérea, CMA CGM Air Cargo, que foi criada há pouco mais de um ano, e posicionar as nossas duas empresas entre os principais intervenientes mundiais no transporte aéreo de carga. Esta parceria está em plena consonância com a estratégia da CMA CGM e a sua ambição de se tornar líder em logística integrada, em benefício dos seus clientes. Através da nossa participação na empresa, a Air France-KLM poderá contar conosco para apoiar o seu desenvolvimento futuro”.

O CEO do Grupo Air France-KLM,  Benjamin Smith, afirmou: “Esta parceria estratégica alavanca as competências, perícia e atividades complementares da Air France-KLM e da CMA CGM. É um passo histórico que irá reforçar e expandir,  significativamente, a posição do Grupo na indústria da carga aérea. Estou também extremamente satisfeito que esta parceria comercial com a CMA CGM tenha resultado na sua decisão de investir diretamente no Grupo Air France-KLM, demonstrando um forte testemunho da sua crença no sucesso futuro do nosso Grupo”.