Advertisement

Coalizão Anti-TACA: Lançada a força tarefa para combater o táxi aéreo clandestino

Ontem(16/12) foi lançada uma coalizão internacional de associações de aviação de negócios para coordenar esforços no combate ao táxi aéreo clandestino.

O grupo denominado “Air Charter Safety Alliance” visa obter a conscientização de potenciais usuários, intermediários comerciais e autoridades.

Fazem parte desta coalizão, além da ABAG, a Air Charter Association (ACA), a African Business Aviation Association (AfBAA), a Asian Business Aviation Association (AsBAA), a Business Aircraft Operators Association (BAOA), a British Business & General Aviation Association (BBGA), a European Business Aviation Association (EBAA), a French Business Aviation Association (EBAA France), o International Business Aviation Council (IBAC), a Middle East & North Africa Business Aviation Association (MEBAA), a National Air Transportation Association (NATA) e a National Business Aviation Association (NBAA).

A coalizão irá desenvolver e promover diversos programas de segurança operacional para os operadores de táxi aéreo, baseados em SMS (Safety Management Systems), no registro de dados de voo e em reportes de ocorrências com foco na cultura de segurança operacional.

O objetivo do grupo é agregar valor aos operadores de táxi aéreo certificados coordenando esforços para identificar e dissuadir os operadores clandestinos que comprometem a segurança da aviação.

Apesar da maioria das operações de fretamento de aeronaves cumprir com as normas regulatórias locais e internacionais, as operações de táxi aéreo clandestino ainda ocorrem no mundo todo, aumentando o risco para passageiros desavisados e impactando a saúde econômica dos operadores regularmente certificados.

Nos próximos três meses, a coalização irá coletar as melhores práticas das diversas associações participantes, criar uma plataforma online e iniciar uma campanha educacional para conscientização sobre os perigos do táxi aéreo ilegal.

 

Via: ABAG

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.