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Colômbia barra mais uma vez a fusão da Avianca com a Viva Air

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A Aerocivil, órgão estatal responsável por regular a aviação civil na Colômbia, barrou novamente a proposta de fusão entre as companhias Avianca e a low cost Viva Air. O documento pode ser lido na íntegra clicando aqui

O órgão declarou na última quarta-feira (18), que iniciou uma revisão na proposta, apontando que há “irregularidades substanciais no trâmite e riscos para a concorrência no mercado de aviação da Colômbia”.

Os planos de uma possível fusão se arrastam desde o final do ano passado, quando a Avianca anunciou a aquisição da Viva Air em abril, para então solicitar a fusão entre as empresas somente no segundo semestre do mesmo ano (relembre clicando aqui), ação que foi ofuscada pelo governo colombiano.

Um dos motivos que justifica a negativa pela fusão por parte da Aerocivil é o fato de que 94% do tráfego doméstico da colômbia está concentrado nas operações da Avianca e da Viva Air, comprometendo diretamente a concorrência com outras empresas aéreas.

Por outro lado, a Viva Air criticou publicamente a decisão da Aerocivil, e disse que a fusão é importante para a continuidade das suas operações, bem como a fusão pode ser decisiva para o caixa da empresa aérea que passa por dificuldades financeiras.

 

Quem são Avianca e Viva Air Colômbia?

A Avianca é uma das companhias aéreas mais antigas do mundo, fundada em 1919, tem mais de 100 anos voando comercialmente. A companhia aérea de bandeira da Colômbia passou nos últimos anos por diversas reformulações, a mais recente sob a recuperação do Capítulo 11 dos EUA.

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Foto: JTOcchialini, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Junto com suas subsidiárias, a Avianca conecta Bogotá sua principal base a mais de 30 destinos na América Central, Norte e Sul além da Europa. A atual frota da empresa apenas contabilizando a matriz colombiana, é de 100 aeronaves, com 88 delas ativas.

A Avianca tem sua frota composta em sua maioria por aeronaves Airbus sendo os modelos A319, A320ceo e NEO e o A330, este último na versão de passageiros será aposentado pela empresa em breve. A companhia conta ainda com o Boeing 787 para voos internacionais.

A companhia aérea é a maior da Colômbia, conectando Bogotá a 24 destinos domésticos além de outros hubs como Cali e Medellín. 

A empresa possui ainda mais oito subsidiárias em países da América do Sul e também na Central. Tamanha rede de rotas e conexões será uma opção para o fortalecimento das operações da Viva Air.

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Foto: Viva Air

A ‘novata’ Viva Air, surgiu em 2009 como uma empresa low-cost na Colômbia porém começou a voar somente em 2012. A companhia começou operando com aeronaves Airbus A320 e permanece até os dias de hoje como o único modelo a operar pela empresa.

Atualmente a Viva Air Colômbia estabeleceu bases operacionais em Medellín e Bogotá além de Cali. 

A empresa realiza voos para 12 destinos dentro da Colômbia, e cinco destinos internacionais para Miami e Orlando nos EUA, Cancún e Cidade do México e Lima no Peru. 

O Peru conta com uma subsidiária da Viva Air, e tem voos para sete cidades peruanas também com aeronaves Airbus A320ceo e NEO.

Atualmente a frota da Viva Air é composta por 22 aeronaves Airbus A320ceo/neo com capacidade para 188 passageiros, uma configuração de alta demanda. A companhia low-cost adotou recentemente uma nova marca e uma nova pintura de suas aeronaves, dando inicio a uma nova fase da empresa.

Em breve a Viva Air vai operar voos no Brasil a partir de junho, ligando as cidades de Medellín e São Paulo inicialmente.

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: avianca, Companhias Aéreas, usaexport, Viva Air