T-25 Universal com pintura dos 80 anos da AFA- Foto: Via redes sociais

Está circulando na internet fotos de um Neiva T-25C com uma pintura em comemoração aos 80 da Academia da Força Aérea que será comemorado em março de 2021.

O esquema especial de pintura foi feito no Parque de Material Aeronáutico de Santa Lagoa-MG.

T-25 Universal com pintura dos 80 anos da AFA- Foto: Via redes sociais

A aeronave pertencente ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA), localizado na AFA é a segunda aeronave a receber esse esquema de pintura. O primeiro foi um T-27 Tucano com a mesma pintura do T-27.

Breve história da Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea é uma instituição militar de ensino superior que nasceu em 1941, naquele ano o que é hoje a AFA se chamava Escola de Aeronáutica e se baseava no Campo dos Afonso/RJ.

No ano de 1969 a então Escola da Aeronáutica passou a se chamar AFA e no ano de 1971 a AFA se mudou para Pirassununga/SP.

Aeronaves T-27 Tucano em primeiro plao e T-25 ao fundo no pátio da AFA- Foto: Sgt-Johnson/FAB

Durante estes 80 anos milhares de aviadores e intendentes se formaram na instituição. Os futuros oficiais aviadores da FAB saem formados em administração e ciências aeronáuticas, sim a AFA é um ensino superior.


A vida dos futuros aviadores começa com os voos no clássico T-25 universal, neste avião são passadas as noções básicas de pilotagem e o voo em formação, algo típico da aviação militar. No quarto e último ano os cadetes aviadores voam o T-27 tucano que desde os anos 80 está afrente da formação dos aviadores da FAB.

A AFA também é a casa da Esquadrilha da Fumaça, o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), fica baseado na academia e de lá saem para apresentações pelo Brasil e pelo mundo. Com certeza a presença do EDA na academia é um grande incentivo aos jovens cadetes que lá estudam.

 

Outras aeronaves utilizadas na AFA:

  • T-23 Uirapuru;
  • Cessna T-37C; 

DEIXE UMA RESPOSTA