Com mais de 500 voos, Airbus conclui testes do sistema de pilotagem sem humanos

A Airbus disse que concluiu o seu projeto ATTOL, que testou em uma aeronave da empresa a capacidade de realizar voos de forma completamente autônoma, sem a interferência de humanos no processo.

Durante os testes da Airbus um A350XWB realizou mais de 500 voos para coletar dados e testar recursos desenvolvidos pelo time de engenharia. 

A Airbus disse que 450 desses voos foram usados ​​para coletar dados de vídeo e calibrar e ajustar o algoritmo da Airbus. Outros seis foram dedicados exclusivamente ao teste das capacidades de decolagem e pouso do sistema, com cinco decolagens e pousos ocorrendo durante cada vez que o avião voava.

Enquanto a automação total parece estar longe das aeronaves comerciais, a Airbus planeja utilizar um pouco dessa tecnologia para criar um sistema de decolagem automática, que pode ser incorporado no Airbus A350XWB no futuro, permite que os pilotos decolem sem quaisquer condições de visibilidade.

A Airbus demonstrou anteriormente o novo sistema de visão sintética do A350, observe as telas do cockpit no vídeo abaixo:

Em vez de depender de um sistema de aterragem por instrumentos (ILS), a tecnologia existente de equipamentos de solo, a decolagem automática é realizada pela tecnologia de reconhecimento de imagem instalada diretamente na aeronave.

A decolagem automática é um marco importante no projeto de táxi, decolagem e aterrissagem autônoma da Airbus (ATTOL). Lançado em junho de 2018, o ATTOL é um dos demonstradores tecnológicos de voo que estão sendo testados pela Airbus para entender o impacto da evolução tecnológica nas aeronaves.


De acordo com a Airbus: “Para que as tecnologias autônomas melhorem as operações de voo e o desempenho geral das aeronaves, os pilotos permanecerão no centro das operações. As tecnologias autônomas são fundamentais para apoiar os pilotos, permitindo que eles se concentrem menos na operação da aeronave e mais na tomada de decisões estratégicas e no gerenciamento de missões.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA