Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Foto - Airbus/Reprodução

A LATAM Airlines está atualizando sua frota de aviões da Família A320 para implementar a função “Otimização de Perfil de Descida” (DPO) da Airbus.

Esta atualização é composta por modificações de software, que permitem uma maior economia de combustível através da reprogramação de desempenho da aeronave. Com isso, o avião permanece o maior tempo possível em nível de cruzeiro e realiza um procedimento direto para pouso, evitando o nivelamento em níveis de voo inferiores, algo que aumenta o consumo dos motores.

LATAM

Logicamente, o DPO depende do controle de tráfego aéreo e do plano de voo concedido aos pilotos. A companhia disse que deve atuar em parceria com os controles de tráfego aéreo, como forma de otimizar ainda mais os planos de voos.

Esta atualização será realizada em mais de 200 aeronaves da companhia até o início de 2022, como citamos anteriormente, todas do modelo A320ceo.

Infográfico explica como funciona a redução de consumo. A linha tracejada é o comportamento do novo software, que encurta o período de “descida” para pouso da aeronave, utilizando também uma potência menor dos motores neste período.

A LATAM espera economizar cerca de 100 toneladas de economia de combustível por ano em cada aeronave da sua frota com essa atualização. Mais de 300 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas por cada aeronave da frota.

A Airbus criou uma calculadora que permite calcular a economia de combustível ao utilizar o DPO na frota. Clique Aqui para conferir.

DEIXE UMA RESPOSTA