A companhia aérea portuguesa HiFly executou nesta quinta-feira (30) o voo 5K242P (HFY242P) em tempo recorde, ligando Madeira e Lisboa. Empregando o Airbus A330-900neo, a aeronave percorreu uma distância de 565 milhas náuticas (cerca de 1046 Km) em apenas 70 minutos. 

Nos controles do A330 de registro CS-TKY estavam o Comandante Carlos Mirpuri junto do Capitão Ruben Morais. Eles voaram junto de outros dois representantes da FAI (World Air Sports Federation), que certificaram o voo recorde. 

“Alcançar um tempo de voo recorde nesta rota requer um conjunto de condições que raramente se combinam. Isso significa fortes ventos de cauda de sudoeste no caminho e ventos de nordeste em Lisboa. Também é conveniente sair da pista 05 na Madeira, normalmente inviável com ventos de sudoeste, e aterrar na pista 03 em Lisboa”, explica o Comandante Mirpuri. 

HiFly Tripulação
Tripulação do voo recorde entre Lisboa e Madeira. Foto: HiFly.

“Hoje tínhamos um vento de cauda razoável, longe do ideal, e fomos obrigados a usar a pista 23 na Madeira e a pista 21 em Lisboa, o que significa a pior combinação possível. Mas contra todas as probabilidades e com bom apoio do Controle de Tráfego Aéreo, ainda conseguimos cobrir as 565 milhas náuticas dessa rota em um tempo recorde de 70 minutos, que se torna agora uma figura oficial na presença dos juízes da FAI.”

“A escolha de um nível de voo de cruzeiro oferecendo a mais alta TAS (velocidade do ar real) e o ponto adequado de iniciação e desaceleração da descida desempenhou um fator importante. Além disso, um desvio ISA positivo nos ajudou a atingir uma velocidade real de 500 nós. Durante grande parte do cruzeiro, tivemos ventos de cauda em média 35 Kts.”

Segundo a HiFly, anteriormente o Comandante Mirpuri havia cumprido a mesma rota em 64 minutos com um A320 e 59 minutos com um A330. Mas então ele teve a boa escolha de pistas e melhores ventos de cauda. Esses tempos não foram, no entanto, observados pelos juízes da FAI, pois não foram planejados, mas sim retirados das condições ambientais existentes no dia.

HiFly Recorde madeira
Foto: HiFly

Ele também acrescentou que “70 minutos de rodagem com esta combinação de pista é um tempo incrível, e agora se torna oficial. Normalmente a distância entre a Madeira e Lisboa é coberta por aviões comerciais num tempo de voo de 75 a 80 minutos para uma configuração de pista 05/03 e 85 a 90 minutos para uma configuração de pista 23/21. ”

A companhia também observa que o Comandante Mirpuri detém também o recorde de número máximo de passageiros saindo do Funchal (Madeira) com destino a Lisboa. Com um A330-300 em configuração de alta densidade, o número impressionante de pessoas a bordo era de 410.

Veja um pouso do Airbus A330neo no belíssimo Aeroporto da Madeira:

DEIXE UMA RESPOSTA