Advertisement

Com Venezuela e Rússia, Brasília recebe diversas aeronaves para posse presidencial; veja a lista

Posse presidencial em Brasília, Aeroporto Venezuela Conviasa

Desde o dia 29 de dezembro, o Aeroporto de Brasília começou a receber a movimentação especial de aeronaves com chefes e representantes de estados para a posse presidencial que ocorreu ontem (1º). 

Segundo o Itamaraty, para a posse do agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram 54 países representados por chefes de estado ou representantes e ministros. Entre aeronaves pequenas, médias e de grande porte, o movimento em Brasília foi de mais de 20 aviões desde o dia 29/12 até hoje (02).

O Portal Aeroflap esteve na cobertura da chegada das comitivas para a posse presidencial em Brasília, veja a lista de aeronaves em Brasília.

Global 6000 da Best Fly

Bombardier Global Aeroporto de Brasília Posse Presidencial Luiz Inácio Lula da Silva

A primeira aeronave a chegar para a posse, o Bombardier Global 6000 da Best Fly de matrícula P4-BFK estava com parte da comitiva de Angola que chegou antes do presidente. O jato executivo chegou ao final da tarde do dia 29 de dezembro.

Gulfstream do Gabão

Gulfstream República do Gabão Posse presidencial Brasília Aeroporto
Foto: Bruno Leonardo / @federal.bsb_spotter

O Gabão foi o segundo país a enviar um representante para a posse presidencial em Brasília, a aeronave utilizada para trazer o ministro das relações exteriores do país foi o Gulfstream G-IV (SP) de matrícula TR-KSP.

Boeing 737 BBJ de Mali

Boeing 737 de Mali Posse presidencial

Um dos primeiros a chegar no dia 30, o Primeiro Ministro de Mali Choguel Kokalla Maiga, foi o enviado especial do país para a posse presidencial em Brasília. A aeronave utilizada foi um Boeing 737 BBJ de matrícula TZ-PRM. 

A aeronave de configuração VIP está a serviço do governo de Mali desde 2015, e possui 22 anos de idade.

Boeing 787 com Presidente de Angola

Boeing 787 Angola Posse Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O Presidente de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço, chegou em Brasília também no dia 30/12. Para realizar a viagem, o mandatário realizou um voo com o Boeing 787-8 de matrícula 2-DEER da Sonair.

A aeronave possui uma configuração totalmente VIP e já foi aeronave de transporte especial dos Emirados Árabes. O jato possui oito anos de uso. 

Airbus A330neo da TAP

Airbus A330neo TAP Brasília

Também através de voos comerciais, alguns chefes de estado e ministros chegaram a Capital Federal a bordo do Airbus A330neo da TAP de matrícula CS-TUA, que chegou procedente de Lisboa.

A bordo estavam o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente de Cabo Verde Dr. José Maria Neves, o Presidente da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló e o ministro das relações exteriores de São Tomé e Principe.

Gulfstream do Timor Leste

O Timor Leste marcou presença na posse em Brasília com o Presidente José Ramos-Horta, que chegou ao Aeroporto da capital com seu Gulfstream G550. A aeronave chegou ao final da tarde do dia 30.

Airbus A340-500 da Turquia

Airbus A340-500 Turquia Posse Brasília

Talvez uma das aeronaves mais icônicas na movimentação especial para a posse presidencial, o Airbus A340-500 de matrícula TC-CAN chegou em Brasília no final da tarde também do dia 30.

A bordo do belíssimo quadrijato, estavam o ministro das relações exteriores da Turquia e o Vice-Presidente para Assuntos Parlamentares do Irã Seyed Mohammad Hosseini.

Gulfstream do Catar

Gulfstream G650ER Catar  Posse presidencial

Quase anoitecendo, o Catar marcou presença com um enviado especial para representar o país na posse. A aeronave utilizada foi um Gulfstream G650ER da Qatar Executive, a aeronave opera sob a matrícula A7-CGF.

Bombardier Global 6000 de Angola

Mais uma parte da comitiva especial de Angola chegou em Brasília já na noite do dia 30/12 a bordo de um Bombardier Global 6000 de matrícula D2-ANG. 

Ilyushin IL-96-300 da Rússia

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gisele Orquídea (@giseleorquidea)

Já na madrugada do dia 31/12, de forma discreta, a Rússia enviou a Presidenta do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko. A aeronave enviada para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um Ilyushin IL-96-300 de matrícula RA-96023. 

Embraer Lineage da Venezuela

Embraer Lineage 1000 Venezuela

Havia muita expectativa para a vinda de um represente da Venezuela, e a imprensa em geral noticiava que Nicolás Maduro, estaria presente na posse em Brasília, algo que não aconteceu.

O presidente da assembleia nacional Jorge Rodriguez veio para a posse representar a Venezuela, a autoridade chegou a bordo de um Embraer Lineage 1000 com as cores da companhia Conviasa. O jato executivo de matrícula YV-3016 chegou de madrugada, por volta das 03h00 da manhã.

Gulfstream da Argélia

Aeronaves Gulfstream Argélia Posse Presidencial
Foto: Simon Boddy via Wikimedia

A Argélia também esteve presente na posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília neste último domingo (1º). A bordo do Gulfstream G-IV (SP) de matrícula 7T-VPC estava o presidente de poder da Assembleia Nacional Popular da Argélia.

Airbus A350 da Luftwaffe

Airbus A350 Alemanha Luftwaffe Aeronaves posse presidencial

Airbus A350 Alemanha Luftwaffe Posse Brasília

Pela primeira vez, o novíssimo Airbus A350 da Luftwaffe, Força Aérea Alemã, realizou um voo oficial para o Brasil. A aeronave de matrícula 10+01, chegou em Brasília na tarde do último sábado (31).

A bordo do Airbus A350 estava a comitiva de ministros junto com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier. A aeronave inclusive está neste momento em Manaus para encontro oficial.

Boeing 747 da China

Boeing 747 China

Boeing 747 China Posse Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: José Roberto

Tempos depois da chegada do avião alemão, a China chegou para a posse presidencial por volta das 18h do dia 31 de dezembro com seu Boeing 747-400 nas cores da estatal Air China. A comitiva chinesa estava sendo liderada pelo Vice-Presidente Wang Qishan.

Gulfstream com a comitiva dos EUA

Gulfstream USAF EUA Comitivas

Uma das maiores expectativas estavam por conta da grande comitiva que os EUA preparou dias antes para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Inicialmente seriam três delegações porém apenas uma de fato veio para a posse de domingo.

O Boeing 737 C-40 inicialmente era a aeronave cogitada para vir, entretanto, os EUA enviaram um Gulfstream sem a pintura tradicional da Força Aérea Americana para o transporte VIP. A aeronave chegou já na noite do dia 31 de dezembro.

Airbus A340-200 da Sky Prime com a Arábia Saudita

Veja a foto por Gisele Orquidea: https://www.instagram.com/p/Cm3pbOHuLV-/

Na madrugada já do dia 1º de janeiro, chegou em Brasília trazendo a comitiva da Arábia Saudita, o luxuoso Airbus A340-200 da Sky Prime de matrícula HZ-SKY1. A aeronave chegou por volta das 4h da manhã procedente de Paris com o ministro das relações exteriores da Arábia Saudita.

Airbus A310 e Falcon 900 da Espanha

Foto: Thiago Carvalho

 

Já nas primeiras horas de 2023, a Espanha chegou com sua comitiva liderada pelo Rei Felipe VI e seus ministros e acompanhantes. Para o transporte, a Espanha colocou o tradicional Airbus A310 e o Falcon 900.

Fokker 70 da Fly All Ways

Fokker 70 Fly All Ways Suriname

Um raro Fokker 70 apareceu em Brasília logo após a chegada da comitiva espanhola nas primeiras horas do dia 1º de janeiro. A bordo do clássico jato Fokker 70 com as cores da Fly All Ways, a comitiva do Suriname liderada pelo Presidente Chandrikapersad Santokhi.

Falcon 7X do Equador

Falcon Equador Posse Brasília Aeronaves

O Equador também marcou presença na posse de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente do Brasil na tarde deste último domingo (1º). A comitiva foi liderada pelo Presidente Guillermo Lasso, que realizou a viagem a bordo de seu Falcon 7X de matrícula FAE-052.

Boeing 737 do Chile

Boeing 737-500 Chile Comitivas Aeronaves

O Chile chegou cerca de uma hora depois do Equador com seu Boeing 737-500 de matrícula 921 da Força Aérea do Chile. A bordo estava o presidente Gabriel Boric e sua comitiva para a posse.

Falcon 900EX da Bolívia

Falcon da Bolívia Posse Brasília Presidente Aeronaves

A manhã do dia 1º de janeiro foi bem movimentada pelos países sul-americanos, uma segunda parte da comitiva da Bolívia chegou pouco depois da comitiva chilena. Liderando a comitiva boliviana, estava a bordo o Presidente Luis Arce Alberto Catacora. A primeira parte da comitiva chegou no sábado (31) a bordo de um Cessna Citation de matrícula CP-2790.

Learjet 60E da Argentina

Learjet 60E da Argentina Posse presidencial

A Argentina também foi um dos países que chegou ao final da manhã já do dia 1º de janeiro. A bordo do belíssimo jato Learjet 60E ARG-03, estava liderando a comitiva o Presidente Alberto Ángel Fernández. O ‘Tango 11’ pousou por volta do meio-dia. 

Falcon 7X privado com comitiva do Uruguai

Falcon 7X Comitiva Uruguai

Pouco tempo depois da chegada do ‘Tango 11’ da Argentina, pousava o Falcon 7X de matrícula PR-NAK vindo de Montevidéu no Uruguai. As informações indicam que a comitiva liderada pelo Presidente Luis Alberto Aparicio Alejandro Lacalle Pou fretou o jato executivo de matrícula brasileira.

Inicialmente, esperava-se que o Uruguai e sua comitiva pudessem vir ao Brasil para a posse presidencial a bordo do Embraer E120 da Força Aérea Uruguaia. 

Cessna Citation do Paraguai

O Paraguai foi mais um país sul-americano a marcar presença na posse de Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (1º). Utilizando a aeronave executiva Cessna Citation 680 Sovereign, o presidente Presidente Mario Abdo Benitez compareceu para a posse, chegando durante a manhã do domingo.

Embraer Legacy do Panamá

Embraer Legacy do Panamá Posse Presidencial Brasília

Instantes depois, chegava pela pista 11R do Aeroporto de Brasília, o Embraer Legacy 600 de matrícula HP-1A do Panamá. A bordo estava a comitiva liderada pelo Vice-Presidente José Gabriel Carrizo Jaen. 

Boeing 737 da Colômbia

Boeing 737 Colômbia Posse Presidencial

Boeing 737 Colômbia Luiz Inácio Lula da Silva Brasília

Com uma separação de minutos, o Boeing 737-700 da Força Aérea Colombiana chegava à Brasília também pela pista 11R do Aeroporto da capital brasileira. Para a posse presidencial, a comitiva foi liderada pelo Presidente Gustavo Petro.

Em razão do horário de chegada do Boeing 737 da Colômbia, a aeronave chegou e ficou pouco tempo em solo até seguir viagem para Goiânia, onde realizou o pernoite e retornou para a Capital Federal por volta do meio-dia desta segunda-feira (02).

Gulfstream de Marrocos

Gulfstream de Marrocos Aeroporto de Brasília

A última comitiva a chegar para posse presidencial, a comitiva de Marrocos a bordo do Gulfstream G550 de matrícula CN-MMR. A comitiva marroquina para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva foi liderada pelo Primeiro-ministro Aziz Akhannouch, que chegou por volta das 13h.

Outros países como Lesoto, Azerbaijão, Peru, Ucrânia, São Vicente e Granadinas, Cuba, El Salvador, México, Honduras, Guiana, El Salvador, República Dominicana, Guiné-Equatorial, Sérvia, Jamaica, Moçambique, Zimbábue, África do Sul, Guatemala, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Camboja, Quênia, Reino Unido, França e representantes da União Europeia vieram para posse em Brasília, mas alguns chegaram por voos comerciais regulares e com aeronaves de outras comitivas.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.