Com Vídeo: Caças Gripen da África do Sul fazem lançamento de Flares durante treinamento

Caças Gripen JAS-39 Gripen da SAAF (Força Aérea da África do Sul), realizaram um treinamento noturno essa semana no qual foi lançado os flares (iscas de calor para mísseis infravermelhos). 

Os caças sul-africanos estavam voando próximo ao Cabo Verde quando acionaram o pós-combustor e lançaram os flares. Por ter ocorrido durante a noite o efeito dos flares junto ao pós-combustor chama bastante a atenção, além de ser bonito de se ver, ainda mais filmado dentro de um Gripen que estava em ala.

A África do Sul é um importante país aliado a fabricante Saab, isso porque é foi o primeiro cliente internacional que comprou o caça sueco. Ao todo o país africano encomendou 26 unidades do caça de fabricação sueca. Além da África do Sul, a Republica Tcheca e a Tailândia operam o caça.

O Brasil em breve será mais um membro a operar um caça da Saab, porém será a versão mais atualizada do caça, a versão E/F (ou NG mais conhecida aqui no Brasil).

Ao todo o governo brasileiro terá 36 unidades do caça pertencente a 4º geração ++ e com isso terá participação na fabricação do caça com participação de mentes brasileiras e empresas nacionais dentre elas, a Embraer que irá construir no Brasil algumas unidades do Gripen com total transferência de tecnologia.