Soyuz MS-17- Foto; Roscosmos

Está previsto para acontecer na madrugada de amanhã (14/10) às 01h45, o lançamento da espaçonave russa Soyuz com a tripulação da Expedição 64 que tem como destino a ISS (Estação Espacial Internacional). O lançamento vai acontecer a partir do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

A tripulação da Experdição 64 é composta pelos cosmonautas Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov da agência espacial russa Roscosmos, bem como pela astronauta da NASA Kate Rubins.

Cosmonautas Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov,e astronauta Kathleen Rubins-Foto: Roscosmos

O veículo de lançamento será um Soyuz MS-17 que tem capacidade para uma tripulação de três pessoas.

A tripulação da Expedição 64 irá substituir a tripulação da expedição 63, composta pelo  astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. Ambos estão na estação espacial desde abril. O regresso de Chris, Ivan e Anatoly está previsto para acontecer no dia 21 de outubro.

Astronauta Chris Cassidy e os Cosmonautas Anatoly Ivanishin
Ivan Vagner- Foto/Divulgação: NASA

Desde a aposentadoria dos Space Shuttles em 2011 a Rússia que vem lançando astronautas dos EUA e de outras nacionalidades.

Contudo, com a parceria da NASA com as empresas Boeing e SpaceX, os EUA estão retomando a independência em seus lançamentos tripulados. Tanto que está previsto para novembro o primeiro lançamento operacional da NASA juntamente com a SpaceX.

Transporte do foguete Soyuz MS-17 até o local de lançamento:


 

Vídeo da transmissão ao vivo do lançamento da Expedição 64:

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA