Advertisement

Com vídeos: Veja a demonstração de aeronaves da USAF no Super Bowl

Super Bowl 2022 Fly sobrevoo

Neste final de semana ocorreu o Super Bowl LVI em Los Angeles, no SoFi Stadium, que contou com um jogo emocionante entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals.

Porém, como nosso assunto por aqui é aviação, está na hora de mostrar o voo em formação que a Força Aérea dos Estados Unidos realizou na hora do Hino dos EUA. Cinco aviões foram utilizados para comemorar os 75 anos da U.S. Air Force.

Sem apostar em bombardeiros e aviões de grande porte como em 2021, desta vez a Força Aérea dos EUA trouxe ao Super Bowl cinco modelos de caças que compõem a sua frota. Confira a lista abaixo:

  • P-51 Mustang do Patrimônio da Força Aérea;
  • A-10 Thunderbolt da Base da Força Aérea Davis-Monthan, Arizona;
  • F-16 Fighting Falcon de Shaw AFB, Carolina do Sul;
  • F-22 Raptor da Base Conjunta Langley-Eustis, Virgínia;
  • F-35 Lightning de Hill AFB, Utah;

A FAA montou um esquema especial para o Super Bowl, bloqueando sobrevoos de outras aeronaves na região do estádio. 

Enquanto a estrela da música country, Mickey Guyton, cantava o hino nacional, os cinco aviões passaram sobre o estádio totalmente alinhados, em um misto de modernidade e nostalgia pelo clássico P-51 na formação.

Confira o sobrevoo das aeronaves nos vídeos abaixo:

Veja um pouco sobre o treinamento dos pilotos no vídeo abaixo:

E se você não gostou muito do estilo Top Gun da matéria acima, temos cenas puras do treinamento dos pilotos:

A Força Aérea diz que realiza cerca de 1000 sobrevoos por ano. Todos servem como treinamento dos pilotos, e não resultam em custo adicional para os contribuintes.

“Eu nunca voei com cinco aviões diferentes em formação, então isso será divertido e também desafiador”, disse a Maj. Wolfe.

“É muito mais complicado do que, digamos, quatro aviões F-35 fazendo um sobrevoo para, você sabe, o estádio de Utah. É mais complexo porque são cinco aviões de modelos diferentes, então todos os cinco aviões voam de forma diferente, com velocidades diferentes, assim como eles têm uma envergadura diferente, comprimento diferente e esse tipo de coisa é um desafio em si e, em seguida, acertar o momento de um sobrevoo é realmente complexo”, completou o Major Wolfe.

 

O clássico P-51

Foto: Heritage Flight

Antes de se tornar conhecido como “Wee Willy II”, o P-51 Mustang que voou na formação do Super Bowl entrou em serviço durante a Segunda Guerra Mundial e esteve em várias unidades da Guarda Aérea Nacional. A aeronave foi totalmente restaurada após ser danificada em uma tentativa de quebra de recorde de velocidade em 1979.

O “Wee Willy II” original fazia parte de um dos principais grupos de caça da 2ª Guerra Mundial, o 357º Grupamento de Caça conhecido como Yoxford Boys. O avião atual, restaurado, é uma homenagem.

O “Wee Willy II” foi pilotado por Steve Hinton, presidente do Planes of Fame Air Museum e piloto do Heritage Flight.

O Planes of Fame Air Museum também tem outros aviões clássicos, como um F-86 Sabre “Hell-ER Bust EX”, P-38 Lightning,  e o P-51 Mustang “Sierra Sue II”. Confira a lista completa de aviões de combate do Heritage Flight Clicando Aqui.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: caças, Militar, P-51, Sobrevoo, Super Bowl