Alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos (SP), assistiram, nessa segunda-feira (8), à Aula Magna de 2021 realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A Aula simboliza o início das atividades militares dos novos iteanos.

Acompanhado pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara e pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Comandante visitou as instalações do Centro Espacial do ITA (CEI) e a Biblioteca do Instituto, onde recebeu uma homenagem. O Oficial-General foi agraciado com uma cadeira do mobiliário histórico do ITA, fabricada na década de 1950.

Já no auditório participaram do evento o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Assistente da Reitoria do ITA, Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli; o Vice-Reitor do ITA, Jesuíno Takachi Tomita, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, representantes de empresas da área de ciência e tecnologia da indústria nacional, professores e demais convidados.

Durante a palestra o Tenente-Brigadeiro Bermudez apresentou aos alunos a conjuntura atual do Comando da Aeronáutica em seus 80 anos, os desafios e as perspectivas para o futuro. Abordou as origens do Ministério da Aeronáutica, trazendo a lembrança da Aviação Militar, apresentou as quatro gerações que permeiam as oito décadas de evolução histórica da FAB e as características marcantes de cada uma. Dentre outros temas abordados, o Comandante falou sobre a missão e visão de futuro para o Comando da Aeronáutica e destacou as iniciativas voltadas ao ensino e à formação do efetivo. Além disso, transcorreu sobre as ações realizadas pela Força Aérea na Operação COVID-19, reforçando o compromisso dos militares com o cumprimento da Missão constitucional e detalhou os principais Projetos Estratégicos, divididos em três eixos: os Meios de Força Aérea, a Infraestrutura Aeroespacial e a Tecnologia Aeroespacial.

O Oficial-General expressou a honra em proferir a aula inaugural do curso aos profissionais destinados a extrapolar as fronteiras da inovação. “Com a mesma visão do Marechal do Ar Casemiro Montenegro Filho, temos o orgulho de vermos em vocês, prezados alunos do ITA, a fonte da excelência, um notável capital intelectual que sustentará a construção de um País mais próspero e justo. A Nação Brasileira confia em vocês”, finalizou.

O aluno do primeiro ano do ITA, Gabriel Rodrigues, disse que a palestra enriqueceu seu conhecimento sobre a FAB. “Quando entramos no ITA não tínhamos noção sobre o que é a Força Aérea, quais são os institutos, as escolas de formação. Com essa palestra fica muito mais claro entender onde o projeto está sendo desenvolvido  e principalmente a parte de engenharia pra quem é do ITA e para quem quer atuar na área, saber os projetos, aeronaves e o que teremos a oportunidade de trabalhar”, disse.

No término da aula, o Comandante da Aeronáutica homenageou às mulheres, transmitindo um vídeo comemorativo em alusão ao dia Internacional da Mulher. 

 

Entrega de prêmios:

Foram realizadas durante o evento a entrega de prêmios aos formandos que mais se destacaram em suas atividades no ano de 2020, entre eles o prêmio Professor Marco Antonio Gugliemo Cecchini, o primeiro Reitor brasileiro do ITA. O professor foi o responsável pela criação da Pós-Graduação do Instituto, em 1961, contando com o apoio da Universidade de Michigan (EUA). Participou das negociações com a Agency for International Development do Governo Americano, para o financiamento de 14 professores da Universidade de Michigan no corpo docente do ITA. Este ato foi reconhecido como um marco da Pós-Graduação em engenharia no Brasil, servindo de modelo para outras universidades do País.

O prêmio foi instituído pela Congregação do ITA e conferido à melhor dissertação de mestrado e à melhor tese de doutorado defendidas nos programas de Pós-graduação do Instituto. O professor foi homenageado com uma placa entregue pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação do ITA, Professor Doutor Pedro Teixeira Lacava.
O professor Cecchini implantou o curso de engenharia mecânica no ITA. Negociou auxílio com a Ford Foundation para adquirir e instalar o primeiro computador utilizado no ensino da engenharia no Brasil (1962).

 

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: Sargento Johnson Barros/Cecomsaer

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos/Cecomsaer