Advertisement

Como é visitar Auschwitz?

auschwitz birkenau

O Memorial e Museu Auschwitz-Birkenau está localizado na Polônia, no Município de Oświęcim e existem inúmeras formas de você organizar uma visita até lá. Antes de qualquer detalhe prático sobre essa visita, quero fazer outros apontamentos sobre este lugar que nos ensina e impacta tanto.

Isto porque o campo é o maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial e para falar sobre ele é preciso recuar um pouco.

Alguns amigos íntimos me apontaram o sentimento de “dúvida” sobre ir até o local, com receio do peso que lá existe. Repito a vocês o que disse a todos que me abordaram sobre isso: se você tem dúvidas sobre ir ou não até Auschwitz, vá até Auschwitz.

Eu sempre fui uma pessoa interessada por locais históricos e principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial, então essa dúvida nunca me acompanhou. Sempre soube que um dia visitaria o campo, só esperava o momento certo para fazer isso. Nesta oportunidade consegui conciliar uma ida a Polônia e dedicar um dia para o Memorial.

Depois da visita me senti mais madura, mesmo. Literalmente no sentido da palavra. O acervo do Memorial é tão grande e tão sério, que é impossível sair de lá sem uma bagagem. Tenho a sensação de que alguém implantou muitos sentimentos e conteúdos em mim depois daquele domingo. Tudo isso para dizer que: sim, a visita é pesada, mas necessária. De alguma forma você muda e isso te amadurece como pessoa.

Agora vamos para as considerações práticas.

Como chegar até Auschwitz?

De Katowice até Oświęcim

Eu estava em Colônia, na Alemanha e de lá peguei um voo até Katowice, na Polônia. Muitas pessoas resolvem ir de Cracóvia para o campo, mas eu optei por dormir em Katowice, uma cidade menor e mais pacata, este era o meu propósito para depois da visita.

Ao chegar no aeroporto de Katowice peguei um ônibus até o centro da cidade (confesso que não lembro o valor que paguei no bilhete, porque o motorista estava meio estressado e esse momento foi um pouco tumultuado. Então recomendo que você compre o bilhete na máquina de auto atendimento disponível antes de entrar no ônibus).

Ao chegar no centro de Katowice, de lá fui direto para o Campo. São quase 40km e eu recomendo fazer este trajeto de trem. Compre o bilhete pelo site deles (https://www.kolejeslaskie.com/en/), onde você conseguirá um bom valor e a certeza de que comprou o ticket no lugar certo. Durante sua viagem um funcionário passa conferindo sua passagem, então mantenha ela no celular para quando chegar este momento.

Da estação de Oświęcim até o Campo são aproxidamente 2km e eu fiz este trajeto caminhando (30min). Entretanto, você pode tomar um Uber ou táxi.

Como comprar o bilhete para o Memorial?

No meu caso eu optei pelo bilhete sem guia, pois me sentia segura para fazer a visita sozinha. Aqui você precisa analisar se tem condições de fazer a visita sozinho ou não. O campo é gigante e se você não estiver muito bem informado sobre a dinâmica, pode ser um pouco difícil.

No meu caso eu já tinha estudado previamente como as coisas funcionavam e também tinha uma boa base sobre a história do local.

Por reservar direto no site (https://www.auschwitz.org/) do Memorial e optar por entrar sem guia, meu bilhete foi gratuito. A entrada foi depois das 16h.

ATENÇÃO! É preciso fazer essa reserva com bastante antecedência, eu reservei dois meses antes.

Onde começa a visita a Auschwitz?

A partir de junho de 2023, a visita começa a partir de Auschwitz I e depois que você conhece essa parte, um ônibus do próprio memorial (e gratuito) leva você até Auschwitz Birkenau (sim, é um pouco longe). Tínhamos 3 horas e meia para fazer tudo isso e não foi tempo suficiente.

Como chegar em Auschwitz
Entrada Memorial de Auschwitz

De qualquer forma, prepara-se para caminhar muito e tenha em mente de que é impossível conhecer tudo em uma única visita. De certa forma você precisa parar e absorver o que vê e isso exige tempo. Respeite isso e deixe a história do lugar te conduzir.

Entrada Memorial de Auschwitz
Tradução nossa: “O silêncio mundial levou a Auschwitz.
A indiferença mundial levou a Auschwitz.
O anti-semitismo mundial levou a Auschwitz.
Não deixe isso acontecer novamente.”

 

Qual a diferença entre Auschwitz I e Auschwitz-Birkenau?
Entrada Memorial de Auschwitz
“Arbeit macht frei” significa “o trabalho liberta”. Frase de entrada de Auschwitz I (e também de outros campos).

De forma geral, Auschwitz I foi o primeiro campo, onde começaram a receber as primeiras pessoas. Depois Birkenau foi projetada e construída para o extermínio.

A sensação que fiquei na visita é que a parte mais administrativa ficava em Auschwitz I e depois em Birkenau foi o grande massacre. Acontece que muita coisa foi destruída em Birkenau, pelos próprios nazistas no fim da guerra. Então hoje o que resta são as ruínas disso e alguns locais preservados.

Diferente de Auschwitz I, onde está um grande acervo do Memorial. A visita é toda como um combo necessário para entender a dimensão da coisa.

Local onde foi a execução de Rudolf Hoss
Local onde foi a execução de Rudolf Hoss, oficial alemão da SS, comandante de Auschwitz. Depois de ser condenado em Nuremberg, a sentença dele foi executada no dia 16 de abril de 1947, na entrada onde era o crematório do campo.
Onde se hospedar em Katowice?

Vou recomendar este local porque foi uma surpresa a qualidade dele. De toda a minha viagem foi a hospedagem mais barata (49€), onde dormi super bem e descansei depois de um dia pesado no campo.

Fica perto da estação e foi segura a caminhada quando chegamos tarde de Oświęcim.

Onde comer perto de Auschwitz?

Parece besteira, mas todas as pessoas que eu vi saindo do Memorial estavam com fome. Vai muita energia.

Na saída do campo tem umas máquinas com snacks, energéticos e água, mas enquanto voltávamos para a estação do trem achei um lugar pequeno e simples onde comemos um hambúrguer delicioso.

Vou deixar o nome do local, porque valeu muito a pena: Zasolony Burger & More.

Considerações finais

De um modo geral tentei esclarecer um pouco sobre a ida a Auschwitz e espero que isso te ajude caso pretenda conhecer o Memorial.

Se você é como algumas pessoas que conheço e ainda está em dúvida, apenas vá. A experiência te muda de alguma forma.

Câmara de gás auschwitz
Tradução nossa: Você está em um prédio onde a SS assassinou milhares de pessoas. Por favor, mantenha silêncio aqui: lembre-se de seu sofrimento e mostre respeito por sua memória.

Por fim, gostaria de compartilhar com vocês uma parte do e-mail que recebi do Memorial depois de minha visita:

Esperamos que sua jornada pelo local autêntico do antigo campo de concentração e extermínio nazista alemão não tenha sido apenas uma valiosa lição de história, mas também uma experiência pessoal significativa.
A visão pessoal da história e do espaço físico de Auschwitz coloca muitas questões perturbadoras para cada um de nós no retorno. Nossa missão é fazer com que o maior número possível de pessoas conheça a história deste lugar.”

auschwitz birkenau
Auschwitz-Birkenau

O site do Memorial também disponibiliza estudos gratuitos sobre o local (inclusive em Português), vou deixar o link aqui caso seja do interesse de vocês.  https://www.auschwitz.org/edukacja/e-learning/

Se você se interessa sobre este tipo de conteúdo, podemos criar uma série de artigos não só sobre o campo, mas também sobre outros locais históricos da Segunda Guerra Mundial. Afinal, conhecimento serve para ser compartilhado.

 

No mais, sempre em frente.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Caroline Rott

Autor: Caroline Rott

Advogada. Itinerante do mundo. Gosto de contar e ouvir histórias. Aprendo pelo caminho e, nas horas vagas, dou dicas de viagem! Contato: [email protected]

Categorias: Dicas de Viagem

Tags: Auschwitz, Dicas de viagem, usaexport