Advertisement

Como é voar com a Finnair?

Imagem: Finnair

A Finnair é a maior companhia aérea da Finlândia. Fundada em 1923 e sediada no Aeroporto de Helsinki-Vantaa, sendo a sexta mais antiga companhia aérea em funcionamento no mundo. 

Eu já falei recentemente sobre o Aeroporto de Helsinki fornecer uma das melhores águas do mundo – de graça -, mas agora quero relatar como foi a minha experiência com a companhia finlandesa. 

Meu voo era de Helsinki para a Lapônia, mais precisamente para o Aeroporto de Ivalo (sim, eu tentei e vi uma aurora boreal nessa viagem, mas isso fica para outro post).

A celeridade do embarque todo digital

Eu sinceramente não sei dizer se o embarque foi tão simples por ser um voo dentro da Finlândia ou se a companhia opera sempre assim, mas a verdade é que não tinham funcionários para o embarque (sim, é isso!). Ninguém para conferir docs e organizar a fila. Tudo foi automático. 

Você recebe o cartão de embarque virtual ou pode imprimir ele no aeroporto e com o QR code você embarca direto. Basta cuidar na tela o seu número da fila. Confesso que foi minha primeira experiência sem funcionário algum dentro da Europa. O embarque é simples, não tem mistério.

Embarque digital Finnair. Imagem: Finnair
Embarque digital Finnair. Imagem: Finnair

Bagagem de mão

Atualmente a companhia oferece gratuitamente uma bagagem que caiba embaixo do seu assento (40cm x 30cm x 15cm de 8kg) e, se você quiser levar algo a mais, basta acrescentar no seu pedido na hora da compra. É realmente simples.

Seleção dos assentos

Se você quiser selecionar seu assento ou se certificar de que está sentado ao lado do seu companheiro de viagem, é possível comprar um assento com antecedência tanto na hora de comprar sua passagem ou depois através do aplicativo da companhia. Caso contrário, um assento será atribuído automaticamente para aqueles que viajam com passagens Superlight, Light e Classic. Em outras palavras, com as passagens Flex, a seleção de assentos padrão e preferido é gratuita.

Experiência a bordo

Muito embora a companhia opere com semelhanças de low cost, durante o voo foi oferecido um copo de suco ou água (gratuitamente). Também havia itens para a venda se os passageiros quisessem. Eu voei em um Airbus A321 nesta oportunidade.

O ponto alto dessa viagem foi o piloto nos avisando que estava avistando uma pequena aurora no céu, momento em que os passageiros começaram a caçar as luzes pela janela do avião. Emocionante! Eu sequer havia descido na Lapônia e já estava em choque assimilando tudo aquilo. 

Conclusão

Minha percepção foi a seguinte: a companhia serve bem os voos internos dentro da própria Finlândia (os de fora ainda não experienciei). Sendo assim, fique tranquilo se você precisa ir de Helsinki para outro ponto (assim como eu). No meu caso, de Helsinki para Ivalo foram 1113,4 km (1h e 30 min de voo). No geral posso dizer que minha experiência foi bem positiva.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Caroline Rott

Autor: Caroline Rott

Advogada. Itinerante do mundo. Gosto de contar e ouvir histórias. Aprendo pelo caminho e, nas horas vagas, dou dicas de viagem! Contato: [email protected]

Categorias: Artigos, Companhias aéreas, Dicas de Viagem, Flight Report, Notícias

Tags: Aeroporto de Helsinki, Finlândia, Finnair