Advertisement

Como o calor pode comprometer a performance do avião e até cancelar um voo?

O calor pode afetar diretamente na decolagem de um avião, para isso, aeroportos e companhias aéreas estão adotando estratégicas para contornar o proglema

Diante da grande onda de calor que o mundo vem enfrentando nos últimos anos, a indústria da aviação vem acompanhando tais mudanças de perto, principalmente as companhias aéreas. 

Sabe-se que a segurança é um dos principais pilares da aviação, e as altas temperaturas podem impactar diretamente o desempenho das aeronaves, principalmente no momento da decolagem, pois o ar quente acaba dificultando a sustentação dos aviões e, assim, prejudicando o procedimento da decolagem.  

Apesar da possibilidade de um voo ser cancelado ou atrasado por conta das altas temperaturas, tal incidência é incomum no Brasil ou pouco frequente, existem regiões desérticas nos Estados Unidos e no continente africano que a depender da época do ano, torna-se quase impossível decolar um avião, pois esses locais ultrapassam os 40º Celsius com bastante facilidade.

 

Como o calor interfere diretamente na decolagem de um avião?


Para o devido funcionamento na decolagem, os motores dos aviões a jato dependem diretamente do grande fluxo de ar em decorrência da alta velocidade, certo? Porém, a alta temperatura faz com que o ar torne-se menos denso e mais leve, interferindo diretamente no fluxo de ar dentro dos motores e impactando diretamente na combustão. Com menor fluxo de ar, há uma menos potência nos motores, necessitando de uma maior velocidade (e mais pista) para que o avião possa sair do solo.  

Para contornar a situação, as companhias aéreas optam por diminuir o peso das aeronaves. Para isso, as empresas são obrigadas a reduzir o número de cargas, e em situações mais extremas, diminuem o número de passageiros no embarque, bem como na quantidade de bagagens. 

Já os aeroportos em regiões quentes, necessitam de pistas maiores visando menos problemas ou interrupções operacionais, evitando assim o risco de atrasos ou o cancelamento do voo até que a situação climática volte a ficar favorável. 

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Notícias, Outros

Tags: Aeronaves, Calor, Decolagem, Segurança Operacional, usexport