Israir Airlines Israel
Foto: Israir Airlines

A companhia israelense Israir Airlines declarou que estará suspendendo os seus voos operados nos sábados, bem como após às 18h00 de todas as sextas-feiras.

De acordo com a aérea, que foi recentemente adquirida pelos judeus Rami Levy e Shalom Haim, a suspensão das operações neste período é para obedecer o Shabat, uma parte da religião judaica que estabelece um dia de descanso semanal.

Atualmente a companhia tem cerca de 10% da sua oferta semanal de assentos aos sábados, principalmente cumprindo operações para destinos turísticos. Logo, haverá um impacto na oferta de assentos e de voos para os passageiros.

Os voos serão retomados no sábado a noite, de acordo com os novos sócios da empresa, ressaltando que na reestruturação a empresa decidiu cumprir o Shabat.

A El Al também não voa oficialmente no período do Shabat, bem como suas subsidiárias também suspendem as operações aos sábados.

Deste modo, a Arkia Israeli Airlines será a única aérea israelense a operar aos sábados, ganhando uma vantagem competitiva em muitas rotas, principalmente nos voos internacionais para pessoas que não seguem a religião judaica e se movimentam ao longo do sábado.