Na última segunda-feira (2), uma situação inusitada ocorreu em um voo internacional da companhia aérea de bandeira britânica Virgin Atlantic.
O voo VS3 entre os aeroportos de Heathrow e Nova York operado por um Airbus A330-300 retornou para Londres teve que retornar para Londres após a companhia descobrir que o copiloto (Primeiro-Oficial) que estava a bordo não havia terminado o treinamento para operar a aeronave. Com isso, o voo que já havia decolado há 40 minutos, teve que dar meia-volta.
Curiosamente, no momento da descoberta, a aeronave estava sobrevoando a Irlanda, situação que irritou os passageiros do voo em decorrência do atraso gerado por cerca de 2 horas e 40 minutos para que um novo co-piloto assumisse o voo.
“Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes que chegaram 2 horas e 40 minutos depois do previsto como resultado da mudança da tripulação”, disse um porta-voz da companhia aérea.
De acordo com a Virgin Atlantic, a companhia afirmou que houve um erro de escala do copiloto para o voo VS3, e apesar de o copiloto não estar apto para assumir o voo, o profissional possui qualificação e carteira para operar a aeronave, entretanto, faltava um voo de avaliação final exigido pela companhia aérea.
Além disso, o Capitão do voo foi descrito pela Virgin como “altamente experiente”, mas não tinha o status de “avaliador”, comprometendo as normas e protocolos internos de treinamento da empresa aérea.
Após a situação embaraçosa, o voo prosseguiu normalmente.
Com informações: The Mirror
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