Silk Way West Airlines Airbus A350F Azerbaijão
A Silk Way West Airlines com sede em Baku, Azerbaijão assinou um contrato de compra para dois A350F. Esta é a primeira ordem da região cáspia para este tipo de aeronave. Os cargueiros visam modernizar e aumentar ainda mais a frota existente com as aeronaves de carga mais eficientes e sustentáveis disponíveis no mercado.
 
O A350F é a variante dedicada para o transporte exclusivo de cargas inspirado no A350, a aeronave contará com uma grande porta de carga do convés principal e um comprimento de fuselagem otimizado para operações de carga.
 
Mais de 70% da estrutura aérea é feita de materiais avançados, resultando em uma pesagem de decolagem mais leve de 30 toneladas, que juntamente com motores Rolls-Royce eficientes geram uma vantagem de pelo menos 20% menor queima de combustível e emissões de CO2 sobre seu concorrente mais próximo.
 
Com uma capacidade de carga de 109 toneladas (+3t de carga útil / 11% mais volume do que sua concorrência), o A350F atende a todos os mercados de carga (Express, carga geral, carga especial…) e está na categoria de cargueiro de grande porte sendo a única aeronave de cargas de nova geração para os padrões aprimorados de emissões de CO² da ICAO.
 
Lançado em 2021, o A350F registra até o momento 31 pedidos e compromissos de seis clientes.
 
Via: Airbus