Companhias do Brasil enfrentam queda de 55% na receita e alta no combustível

A queda na demanda, em decorrência da Covid-19, influenciou o resultado financeiro das empresas aéreas.

De acordo com os dados estatísticos apresentados à ANAC referentes ao 1º trimestre de 2021, as principais empresas aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul continuam mantendo níveis reduzidos de ofertas de voo em comparação ao mesmo período de 2020, com reduções de 40,5%, 34,5% e 1,0% para cada mês, respectivamente.

Nesse período, houve aumento nos indicadores relacionados aos custos mais significativos da indústria em comparação com o mesmo período de 2020. O preço do combustível (QAV) aumentou 2,2% e o dólar esteve 22,8% mais elevado.

As receitas de serviços aéreos caíram 53,5% em relação ao 1º trimestre de 2020, enquanto os custos e despesas operacionais caíram 33,8%.

A receita de passagens caiu 57,6% e representou 76% do total das receitas de serviços aéreos.

Já as receitas com carga e mala postal, por sua vez, aumentaram 6,1% e representaram 10,8% do total.

Entre os custos e despesas, combustíveis representaram 25,7% do total, voltando a ser o maior custo do setor. O segundo maior custo foi o de pessoal, com 18,8% do total.

No 1º trimestre de 2021, o resultado líquido do setor foi de R$ -6 bilhões, com margem líquida de -119,2%. No mesmo período do ano anterior, o resultado foi de R$ -9,6 bilhões e margem líquida de -90,9%. Foram percebidas pioras também na margem bruta e na margem EBIT, que foram, respectivamente, de -17,4% e -35,4% em 2021 contra 10,3% e 1% em 2020.

As informações estão disponíveis na seção Dados e Estatísticas do portal da ANAC (clique no link para acessar).

 

Metodologia Demonstrações Contábeis

Em cumprimento à Resolução nº 342/2014, as empresas brasileiras de transporte aéreo público com participação de mercado relevante devem apresentar as suas demonstrações contábeis à ANAC.

As demonstrações contábeis trimestrais devem ser apresentadas pelas empresas com participação igual ou superior a 1% em termos de passageiros quilômetros pagos transportados (RPK) doméstico ou internacional.

Já as anuais devem ser apresentadas por aquelas com participação igual ou superior a 1% do RPK ou das toneladas quilômetros pagos transportados (RTK) no mercado doméstico ou internacional.

 

Via: ANAC

 

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