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Comparação entre motores a pistão que utilizam AVGAS ou JET A1

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Com a chegada dos jatos e turbo hélices em meados do século XX, a utilização de AVGAS (gasolina de aviação) ficou praticamente restrita às aeronaves monomotoras e bimotoras de pequeno porte a pistão, sendo essa sua única alternativa de combustível. Por outro lado, o JET A1, (querosene de aviação) passou a ser praticamente o único combustível para aeronaves com motores a jatos e turbo hélices de todos os tamanhos. 

Abaixo comparamos as duas alternativas sob diversos ângulos.

1-    Eficiência e Alcance: Até recentemente somente utilizavam Jet-A1 os jatos e turbo hélices. Na última década foram lançadas aeronaves com motores à pistão (ciclo Diesel) que também utilizam este combustível.

A Diamond foi pioneira nesse campo, oferecendo uma linha completa de aeronaves com motor a pistão e ciclo diesel, que apresentam eficiência superior e maior alcance em comparação com aeronaves da mesma categoria que utilizam motores movidos a AvGas.

Motor AE330
Motor AE330

2-    Carga Útil: Devido à maior densidade energética do querosene, aeronaves que utilizam o Jet-A1 permitem transportar mais carga útil em relação ao seu peso máximo de decolagem quando comparados a outras aeronaves da mesma categoria, sem comprometer o seu desempenho, pois requerem menor volume e massa de combustível.

3-    Economia de Custo: Em termos de custo por milha ou quilômetro, o Jet-A1 tende a ser mais econômico que AvGas. Isso é um fator especialmente importante para operadores de aeronaves com alta utilização, pois além do consumo de combustível ser menor, o seu custo por litro também é significativamente mais baixo.

Em razão de inexistirem alternativas economicamente viáveis, a imensa maioria das aeronaves de pequeno porte a pistão utiliza AvGas, pois a opção de conversão para Jet-A1 inexiste ou é extremamente limitada.

Motor AE300
Motor AE300

Porém, para quem considera adquirir aeronaves novas, este é um importante fator a ser considerado, pois além da economia gerada pelo uso do Jet A1, a sua disponibilidade em aeroportos é muito maior quando comparada ao AvGas.

Neste quesito vamos exemplificar o consumo e custo de combustível por hora de voo de motores a pistão movidos pelos dois combustíveis:

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Via: AviAir

 

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