Conheça este carro voador que realizou recentemente seu primeiro voo

O AirCar é o carro voador de última geração que se transforma de veículo rodoviário em veículo aéreo em menos de 3 minutos.

Esta é a nova aposta da Klein Vision, que também projetou anos atrás o Aeromobil. De acordo com a empresa, o novo veículo será útil para viagens de lazer e auto-condução, e também como um serviço de táxi comercial, o veículo de transformação dualmode pode passar do modo de condução rodoviária para o modo de voo com o clique de um botão.

O carro voador de quinta geração projetado pelo professor Stefan Klein completou dois voos a 1500 pés de altitude decolando do Aeroporto de Piestany, na Eslováquia, nesta semana. O modelo atingiu com segurança dois padrões completos de aeroporto, incluindo duas decolagens e pousos.

Os carros podem ser pesados, mas os aviões devem ser leves. O modelo de dois assentos pesa 1100 kg e pode transportar uma carga adicional de 200 kg por voo. O avião-carro é equipado com um motor BMW 1.6 aspirado, com uma potência efetiva de 140HP. A autonomia estimada de viagem do AirCar é de 1000 km e o consumo de voo de 18 l/h.

 

O AirCar tem como vantagem decolar e pousar com apenas 300 metros de pista, atingindo em voo velocidades de até 400 km/h. Mas o mais importante, a estabilidade e controlabilidade do AirCar são acessíveis a qualquer piloto.

“Os principais parâmetros de voo confirmaram todos os conceitos teóricos e cálculos em que se baseou o desenvolvimento do AirCar. Após a conclusão de todos os testes de voo exigidos em conformidade com os regulamentos da EASA, entregaremos um modelo com um motor ADEPT certificado de 300HP nos próximos 6 meses”, disse o professor Stefan Klein, CTO e piloto de testes da Klein Vision. “A boa notícia é que já temos um comprador”, acrescentou o professor Klein.

“Com o Aircar, você chegará ao seu destino sem o incômodo de pegar uma carona para o aeroporto e passar pela segurança comercial, você pode dirigir seu AirCar para o campo de golfe, escritório, shopping ou hotel e estacionar em uma vaga normal”, disse Anton Zajac, co-fundador, investidor e piloto da Klein Vision.  


“O mecanismo de implantação/retração da asa e cauda é muito impressionante, convertendo o automóvel em um avião. O cockpit que oferece espaço para o motorista/piloto e um passageiro é muito espaçoso e bem decorado. A aparência geral do carro voador na estrada e no ar é excelente”, acrescentou o Dr. Branko Sarh, membro técnico sênior da Boeing Co, que apoia o projeto.

Veja o voo no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA