Advertisement

Contratação de pilotos: agora vai?

Contratação pilotos

Uma das maiores companhias aéreas do Brasil, a LATAM, acaba de abrir processo seletivo para copiloto com inscrição válida até o dia 1/12. Contudo, isso é uma boa notícia para o mercado de pilotos, principalmente para aqueles que a muito não voa. No entanto, será que agora a fila de pilotos procurando por um emprego melhor, enfim, anda?
Bom, vamos analisar alguns dados disponibilizados pela ANAC. Atualmente, existem 8.462 aviões voando em situação regular, quanto a condições de aeronavegabilidade, conforme planilha de aeronaves disponibilizada pelo RAB em setembro de 2023. Neste número consideramos todos os monomotores a pistão, jatos, aviões de companhias aéreas, etc.

Contratação de pilotos

E quanto a licenças ativas de pilotos? Bom, conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica, licença é definitiva, entretanto, as habilitações possuem sempre data de vencimento. Com isso, a ANAC afirma que hoje são 51.422 habilitações ativas para avião, ou seja, que ainda estão válidas até a data de publicação deste artigo.

Contratração de pilotos

Só uma curiosidade, a equipe da Aeroflap identificou que a carteira de BE40 (ou o Hawker 400) parece ser uma das mais “valiosas” a médio e longo prazo, já que hoje são 153 habilitações ativas do jato para 67 aviões voando regularmente, o que equivale a uma média de 2,28 aeronautas por avião, o que não é ruim, já que o BE40 é “dual pilot”. Ainda, considera um crescimento anual e constante desta frota, que saltou dos 54 em abril de 2022, para 67 em setembro de 2023. Por outro lado, ainda dos aviões da executiva, há 270 habilitações ativa dos Phenom, para 164 aeronaves regulares, equivalendo a uma média de 1,64 pilotos para cada avião, que é homologado “single pilot”.

Enfim, do total de habilitações informadas acima, a agência ainda define que 23.796 pessoas estão com, ao menos, uma habilitação para avião ativa.

Agora, olhando para o número de expedições de licenças para avião (PP, PC e PLA), vemos uma queda quase constante desde 2013 até 2022, tendo 2020 (2493) o menor número.

 

Cotratação de pilotos

Enfim, seria precipitado afirmar que os aeronautas enxergarão horizontes melhores para os próximos anos, ou mesmo afirmar quantos dos 23.796 pilotos estão realmente prontos para uma seleção de companhia aérea ou assumir o comando de uma aeronave da executiva. Entretanto, é fato que uma contratação de peso realizado por qualquer companhia aérea hoje no Brasil gera um impacto positivo, mesmo que sensível a curto prazo. O importante, contudo, é estar preparado para as próximas oportunidades.

Leia mais:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Rafael Payão

Autor: Rafael Payão

Analista do mercado de aviação executiva da Aeroflap. Consultor de vendas e compras de aerovanes da Aeroflap. É piloto (PLA) com mais de 3000 horas voo, formado bacharel em Aviação Civil pela UAM e pós graduado em engenharia de manutenção aeronáutica pela PUC-MG.

Categorias: Artigos, Notícias, Setor Aéreo, Setor Aeréo

Tags: Pilotos, usaexport