Advertisement

Contrato para a fabricação de caças F-16 para a Bulgária é concluído, diz site

F-16V Artwork

Segundo o site The Aviationist, o Departamento de Defesa dos EUA, declarou que a fabricante Lockheed Martin recebeu um contrato de 512 milhões de dólares para a produção de oito caças F-16 Block 70 para a Bulgária.

O trabalho de produção dos F-16 Block 70 (a versão mais recente do F-16), deverá ser concluída pela Lockheed Martin em 31 de janeiro de 2027. A produção dos caças acontece nas unidades de ft. Worth, Texas; e Greenville, Carolina do Sul.

 O interesse na aquisição dos aças F-16 por parte da Bulgária já era visível desde julho de 2019. O país quer modernizar sua força aérea e os novos caças substituiriam os antigos Mig-29.

Lockheed Martin F-16 Block 70- Foto Lockheed Martin

Essa aquisição é o maior contrato de compra externa búlgara desde 1989, ainda na época da Ex-URSS.

A produção do F-16 Block 70/72 começou em 2019. A nova versão do Falcon tem o radar  APG-83 AESA da Northrop Grumman, que oferece aos pilotos recursos de um radar de 5 geração, aproveitando muitas coisas como a comunalidade de hardware e software com os radares AESA dos caças furtivos F-22 e F-35. Uma tela de alta resolução também faz parte da nova versão do caça. Outro sistema de relevância é o novo Auto GCAS (Sistema Automático de Prevenção de Colisão no Solo).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.