DC-3 Criança Porto Alegre Varig PP-ANU
Criança foi gravada pulando sobre o profundor da aeronave preservada em Porto Alegre.

Duas crianças foram filmadas pulando e brincando com as superfícies de comando de uma aeronave Douglas DC-3 da Varig, preservada em Porto Alegre (RS). O vídeo, que já circula entre diversos canais e perfis nas mídias sociais, gerou polêmica e até revolta entre entusiastas de aviação. 

Nas imagens é possível ver um menino pulando sobre o profundor esquerdo do avião, enquanto outro mexe no trim tab da aeronave, que tem cerca de 86 anos. Também é possível ver, ao fundo, outra criança sendo fotografada na asa, logo atrás do motor. 

https://www.instagram.com/reel/CdF0bgkDEtU/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

“Obviamente essa criança não tem culpa de nada, mas os pais deixarem a criança fazer isso é um absurdo”, comentou o mecânico de aeronaves Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas, em um vídeo publicado no seu perfil no Instagram. 

De fato, a imensa maioria dos comentários não critica as crianças brincando na aeronave, mas cobra uma atitude dos pais. 

Imagens obtidas pelo Portal Aeroflap mostram um pequena parte amassada na borda da superfície onde o criança estava brincando. No entanto, não sabemos se o dano já estava ali antes da gravação das imagens. 

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa do Boulevard Laçador, shopping que cuida da aeronave da Varig, na manhã desta terça-feira (03). No entanto não obtivemos resposta até o momento da publicação desta matéria. 

Ainda assim o local possui avisos, pedindo que não é permitido subir na aeronave. 

Aeronave reformada

 

O Douglas DC-3 de registro PP-ANU tem 86 anos, sendo um dos primeiros modelos fabricados e um dos mais antigos que ainda restam em preservação. A aeronave pertencia ao Museu Varig, fechado ainda em 2005, pouco antes do fim das operações da companhia. 

O PP-ANU iniciou seus voos em 1936 pela American Airlines e passou por diversas companhias, incluindo a VASP e a Transportes Aéreos Nacional. Em 1956 a aeronave foi adquirida pela Real Transportes Aéreos e quase foi vendida em 1959, mas foi danificada em um acidente em solo.

Com a compra da REAL Aerovias pela Varig em 1961, o PP-ANU passou a fazer parte da frota da companhia aérea gaúcha. Segundo o blog Projeto DC-3 Brasil, o ANU possui 53.308 horas de voo registradas.

O fechamento do Museu Varig em 2005 levou ao abandono do avião histórico. Era possível ver o DC-3 ao relento no entorno do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Mas em maio de 2016 um grupo de empresários, ao lado de ex-colaboradores da Varig, iniciaram a restauração do PP-ANU.

PP-ANU DC-3 Varig
Douglas DC-3 PP-ANU preservado no shopping Boulevard Laçador, em Porto Alegre. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

Com a extensa reforma concluída, o DC-3 foi instalado no Shopping Boulevard Laçador, como parte do projeto Varig Experience, sendo uma das principais atrações do local. O shopping também é um point para os entusiastas e fotógrafos de aviação por sua proximidade com o aeroporto da capital gaúcha, contando, inclusive, com buracos na cerca para uso de câmeras fotográficas. 

O DC-3 restaurado ainda recebia visitas internas, com os visitantes sendo recepcionados por funcionários com uniformes de época da Varig. Com a chegada da pandemia as atividades foram suspensas. 

Neste sábado a Varig Experience promove um evento para celebrar os 95 de fundação da extinta companhia, com presença de comissários vestidos com os uniformes da década de 1960 ao lado da histórica aeronave.