A Croatia Airlines recebeu na tarde de ontem(17/09) uma nova aeronave. Trata-se de um Dash 8 que operava pela Austrian Airlines, o recebimento dessa aeronave coincide com as notícias que a Croatia cancelou a encomenda de Airbus A320.

O Dash 8 Q400 que ainda possui a matrícula OE-LGR chegou a Zagreb na tarde de ontem. Essa aeronave está estocada havia 5 meses, a retirada dessa aeronave faz parte dos planos de reestruturação e contenção de gastos da Austrian Airlines.

O avião tem aproximadamente 20 anos de uso e sua encomenda original é da Augsburg Airways. Essa empresa não opera desde 2013, tinha o controle da Lufthansa até ser substituída pela Lufthansa Regional.

A aeronave recebida pela Croatia tem um diferencial, ela carrega a pintura da Star Alliance. Visto que a Croatia também faz parte da aliança global, com uma forma de reduzir os custos com a aeronave, pode ser que a pintura seja mantida sendo trocada somente as logomarcas que identificam a companhia.

A Croatia estava aguardando a chegada dessa aeronave desde Maio desse ano, entretanto devido a crise do Covid-19 os planos foram adiados. No total a companhia possui cerca de 6 aeronaves Dash 8 Q400.