Curiosidade: Principais Esquadrões Militares de Demonstração

Foto - Blue Angels/US Navy

O mundo da aviação é repleto de times militares de demonstração. As equipes de demonstração despertam sonhos em muitas pessoas e reforçam a capacidade das aeronaves e pilotos de cada força aérea.

Em todo mundo existem diversas forças aéreas com suas equipes de demonstração, cada uma organizada de sua maneira, mas que no geral assemelham-se uma com a outra.

Abaixo vamos viajar pelo mundo dos principais esquadrões militares de demonstração aérea:

Brasil

  • Esquadrilha da Fumaça:
Espelhão relaizado por seis A-29 da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça é um dos principais times militares do mundo, com 68 anos já teve aeronaves ícones em sua frota como o T-6 Texan, Fougar Magister, T-25 universal, e o T-27 Tucano.O time que atualmente usa o A-29 Super Tucano, tem um vasto histórico de apresentações no Brasil e no exterior. O esquadrão ainda tem dois recordes mundiais e é conhecido por fazer manobras plásticas, chamadas de ballet aéreo.

Chile

  • Halcones:
Halcones- Foto: Força Aérea do Chile

A esquadrilha chilena também é destaque no cenário mundial, usando o Extra 300, a equipe tem como destaque as manobras rápidas feitas com a aeronave acrobática. O time chile tem mais de 30 anos de história e já participou de diversas apresentações no país e em demais nações, como o Brasil, por exemplo. Em relação as manobras típicas, podemos incluir as solo do avião número 5, e a estrala chilena desenhada no céu pela equipe.


Estados Unidos

Nesta viagem vamos falar também dos times dos EUA (que devem ser os mais conhecidos do mundo). Lá se dividem entre esquadrilhas e equipes solo. Vamos começar pela USAF, passando pela Us Navy e por no fim deste artigo, as equipes solos.

  • Thunderbirds:
Foto – Thunderbirds

Esse clássico time da Força Aérea dos EUA, tem 67 anos, desde o início teve como meta mostrar o que há de mais moderno na indústria aeronáutica do país. O diferencial do time foi a introdução de aeronaves a jato, com combinação de velocidade e precisão. O time usou aeronaves ícones do cenário norte-americano, como o F-84G Thunderjet, F-84F Thunderstreak, F-100C Super Saber, F-105B Thunderchief, F-4E Phantom II, T-38A Talon, e por último o F-16 Fighting Falcon.

  • Blue Angels:
Blue Angels Foto- Twitter Blue Angels

O time de demonstração aérea da Marinha dos EUA, é o mais antigo do mundo, foi criado nos anos 40. O esquadrão começou suas atividades com aeronaves convencionais F-6F Hellcat e o F8F Bearcat. Logo após, já introduziu aviões a jato em suas demonstrações, como o Pantera F-9F-2, F-9F-5 Panther, F-9F-8 Cougar, F-11F-1 Tiger, F-4J Phantom II, A-4F Skyhawk II, e por último, em 1986 o F/A-18 Hornet A/B, e desde 2010 o F/A- 18C/D. O time deverá fazer uma nova troca de aeronaves em 2021, passando para o F/A-18E/F Super Hornet. O time é uma referência em manobras de precisão, proximidade e sincronia.

Trio Europeu:

No velho continente também há esquadrilhas de destaque, começando pelos ingleses, temos os Red Arrows, que começou suas atividades em 1965. Como destaque de sua apresentação as cores da bandeira inglesa e a sutileza do jato inglês Bae Hawk, são os pontos de destaque da equipe.

A Esquadrilha Red Arrows é composta por nove jatso BAE Systems Hawk T1- Foto: Royal Airforce

A vizinha França também tem seu esquadrão de demonstração aérea, a Patrouille de France, que também é um dos mais antigos do mundo. Em suas manobras o charme francês é perceptível e as aeronaves usadas pela equipe francesa também segue o molde de usar produtos feitos no país. O time usou o Fouga Magister e o Dassault MD-454 Mystère, antes de usar a aeronave atual, o Alphajet.

Voo em formação Patrouille de France com dois Dassault Mirage 2000N
Foto: Armée de l´air

A terceira equipe a ser comentada no âmbito europeu é a italiana, Frecce Tricolori, foi criada em 1961.Seguindo a tradição alegre, colorida e numerosa do país, o ponto alto das exibições da equipe são as cores e o número de aviões, ao todo são 10 aeronaves voando, o que tá o título de maior equipe demonstração do mundo. No passado a equipe usou os aviões Canadair F-86E e o Fiat G. 91 PAN. Atualmente eles usam o também italiano, Aeromacchi MB-339A PAN.

Rússia:

É claro que não poderíamos deixar os russos de fora desta viagem pelas principais equipes militares de demonstração aérea. Os Russian Knights, foram criados em 1989, e como primeira aeronave já introduziram um ícone da aviação militar, o SU-27 Flanker. O time russo tem como destaque as incríveis manobras de seus caças. A aeronave mais recente a fazer parte da equipe russa é o SU-30, caça que com fator alto de manobrabilidade.

Russian Knights
  • Equipes solos de aeronaves especiais:

Além das esquadrilhas acima mencionadas, nos EUA principalmente, existem algumas equipes de demonstração solo de aeronaves ícones que fazem parte da frota de aeronaves da USAF. Como por exemplo as equipes do F-22 Raptor, F-35A e F-16. Estas equipes tem como objetivo mostrar a capacidade das aeronaves de produção norte-americana, além é claro, de servirem como marketing de venda e demonstração de poder bélico.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA