Curitiba e Guarulhos são os melhores aeroportos do Brasil em pesquisa

por Aeroflap

No 3º trimestre de 2016, os índices de satisfação do passageiro consagraram 15 aeroportos dentre os mais movimentados do Brasil, com a aprovação de 89% dos passageiros. É o que aponta a nova pesquisa trimestral do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, feita desde 2013 para medir a satisfação dos viajantes com os terminais que movimentam 80% deles no país. Ao todo são avaliados 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e gestão aeroportuária.

Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos pesquisados chegou a 4,24, registrando o maior valor do indicador desde que a nota 4 foi alcançada, no 2º trimestre de 2015. Significa que 89% dos passageiros consideram o serviço “bom” ou “muito bom”. O aeroporto de Curitiba teve o melhor resultado de Satisfação Geral já pontuado na pesquisa: 4,68.

Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.

O desempenho coloca o Brasil no patamar de satisfação conquistado por aeroportos asiáticos, considerados modelos mundiais pela ACI (Airports Council International) como Changi, em Cingapura; Incheon, na Coreia do Sul; e Deng Xiaoping, na China.

“O maior valor de uma pesquisa como esta é que podemos trabalhar com precisão sobre falhas, medir avanços no curto, médio e longo prazos e aprimorar estratégias que maximizem conforto, segurança e a atenção ao passageiro”, afirma o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Os passageiros gostaram dos novos procedimentos de inspeção de segurança implementados pela Anac nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O tempo de fila e a cordialidade na inspeção alcançaram as melhores notas: 4,48 e 4,46, junto com disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,47).

Foto – Infraero/Divulgação

 

No Santos Dumont – A média dos indicadores de percepção do passageiro no terminal carioca foi a que mais evoluiu em relação ao 3º trimestre de 2015: passou de 3,90 para 4,38. Já a nota da Satisfação Geral mantém, desde o trimestre anterior, o patamar dos 4,40. Com isso, o Santos Dumont obteve o maior crescimento verificado no trimestre: +10,2%.

A disponibilidade de transporte público no aeroporto alcançou a sua melhor média na série histórica (4,40) e a quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais se mantêm acima de 4 desde o 2º trimestre deste ano, desta vez emplacou média 4,12, ante 3,67 no 3º trimestre de 2015.

Foto – RIOgaleão/Facebook

RIOgaleão nos Jogos RIO2016 – O crescimento do Galeão combinou com a entrega da nova infraestrutura para atender a alta demanda dos Jogos Rio 2016. A satisfação geral do passageiro alcançou a nota máxima: 4,16.

Os serviços realizados por órgãos públicos no aeroporto obtiveram a média mais alta por grupo de indicadores: 4,56. Aí estão indicadores relacionados à aduana, emigração e imigração. A renovação comercial do Galeão também teve impacto direto na opinião do passageiro: 4,23, bem melhor que os 3,60 do mesmo trimestre de 2015. É a primeira vez que o indicador ultrapassa a média 4.

No terceiro semestre o Galeão recebeu pelo primeira vez em um voo comercial o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo (foto acima). Mesmo com a grandiosidade da operação o tempo de fila na inspeção de segurança ficou em 4,57, média mais alta do indicador para o Galeão.

Foto – Site Copa 2014

Os dois melhores do terceiro trimestre – O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, manteve-se no posto de melhor terminal do País, com nota 4,68. O Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou em segundo lugar, com 4,46; seguido por Recife, com 4,43; Santos Dumont (4,40) e Viracopos (4,39).

A maior evolução foi verificada nos aeroportos Santos Dumont, que cresceu 10,2% em relação ao desempenho do mesmo trimestre de 2015; e Cuiabá, que registrou o seu maior crescimento na série histórica, apesar de não ter superado a meta 4: melhorou 8%. Salvador também progrediu, passando de 3,66 em 2015 para 3,86 em 2016.

 

Confira abaixo os gráficos sobre a pesquisa apresentada pela Secretaria de Aviação Civil nesta manhã (25/10):

 

Ao todo, foram realizadas 13721 entrevistas nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2013, mais de 238 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

 

Via – Secretaria de Aviação Civil (com alterações da Aeroflap)

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeroportos, Artigos, Notícias

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