O jato de ultralongo alcance, Falcon 8X, e o novo Falcon 6X são os destaques da Dassault Aviation no MEBAA, Middle East & North Africa Business Aviation Association, que começou no dia 10 de dezembro, no Aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes.

O carro-chefe da empresa, Falcon 8X, que está chegando ao segundo ano de serviço no Oriente Médio, estará em exibição durante os três dias do evento.

Os Falcons de cabine grande como o 8X que tem alcance de 11945 km e o 7X com alcance de 11020 km, agora representam quase um terço dos 75 Falcons em operação na região e respondem por quase metade das novas entregas da Falcon.

O Falcon 6X tem alcance médio de 10186 km, e já recebeu um número significativo de pedidos do Oriente Médio.

O desenvolvimento do 6X entrou recentemente na fase de projeto detalhado e o programa está no caminho certo para as entregas iniciais em 2022. Os visitantes poderão experimentar demonstrações de realidade virtual da cabine 6X no chalé da Dassault.

“Os operadores do Oriente Médio valorizam muito o desempenho, a flexibilidade, a robustez e os recursos inovadores de nossos modelos de cabine, que utilizam fortemente tecnologias avançadas herdadas dos programas de combate da Dassault”, disse Gilles Gautier, Vice-Presidente de Vendas da Dassault Aviation. “Isso é particularmente verdadeiro em modelos mais novos, como o Falcon 8X, que oferece a melhor combinação de alcance, conforto de cabine e eficiência operacional de qualquer aeronave de sua categoria.”

“O mercado regional melhorou no ano passado e prevemos um bom mercado em 2019 e daqui para frente”, continuou Gautier. “A região também oferece oportunidades significativas de substituição”.

 

Falcon 8X

Foto – Dassault/Divulgação

O Falcon 8X pode voar sem escalas de Nova York a Dubai, Dubai a Adelaide e Jeddah a São Paulo, mas facilmente acessar aeroportos de curta distância como London City, Gstaad e Lugano na Suíça e Cannes, na França, que normalmente são proibidos para grandes jatos executivos.

O 8X oferece a cabine mais silenciosa da aviação executiva, juntamente com uma ampla seleção de configurações de cabine padrão, incluindo um lounge VIP avançado que pode ser facilmente convertido em uma área de descanso para tripulação certificado para voos muito longos. Seu sistema de controle de voo digital, líder do setor, garante agilidade e estabilidade inigualáveis, proporcionando um voo bem mais suave e relaxante.

Foto – Dassault/Divulgação

O 8X está disponível com uma ampla gama de opções de última geração, incluindo o revolucionário Sistema de Visão Combinada FalconEye da Dassault, o primeiro Head-Up Display para combinar recursos de visão sintética e de visão aprimorada, e o FalconConnect, um novo serviço de conectividade a bordo que integra todas as comunicações terrestres e de satélite da cabine de pilotagem e da cabine numa única oferta integrada, tornando os sistemas de conectividade integrados fáceis de utilizar e simples de gerir e controlar.

A FalconEye recebeu recentemente a certificação FAA/EASA permitindo abordagens de baixa visibilidade com mínimo de 100 pés, um aprimoramento que oferece aos clientes um benefício operacional significativo e melhora muito o acesso aos aeroportos em condições de mau tempo.

 

Falcon 6X

Foto – Dassault/Divulgação

O Falcon 6X conecta Dubai diretamente a destinos em toda a África, Europa e Ásia.

A cabine 6X oferecerá 1,98 m de altura livre e uma largura de 2,58 m, mais do que qualquer jato executivo específico. Ele acomoda de 12 a 16 passageiros em três áreas de estar separadas e oferece várias configurações de layout, incluindo uma grande entrada, uma área de descanso da tripulação e um salão traseiro espaçoso proporcionando maior privacidade, especialmente em voos longos durante a noite.

O 6X será equipado com uma série de recursos inovadores, incluindo uma nova asa ultraeficiente e um sistema de controle de voo digital de nova geração que comanda todas as superfícies de controle de voo, incluindo slats e flaps, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando o desempenho e a segurança. O DFCS apresentará um novo dispositivo chamado flaperon, derivado da aplicação em aeronaves de combate, que aprimora o controle de elevação e rotação, especialmente durante aproximações com um perfil de descida íngreme. Também terá integrado um steering de trem de pouso de nariz para um manejo mais seguro na pista em fortes ventos cruzados ou em pistas molhadas.

A aeronave será alimentada por motores PW812D, baseados em tecnologia nuclear comprovada já empregada em 16 diferentes aplicações de motores Pratt & Whitney Canada PurePower. Os motores de desenvolvimento PW812D estão atualmente realizando testes de bancada e voo com mais motores em preparação à medida que o programa evolui.