Versão proposta pela Dassault do NGF ( Next Generation Fighter )- Via Dassault

Um contrato para desenvolvimento de uma nova aeronave de alta tecnologia foi assinado entre a francesa Dassault e a europeia Airbus. Este contrato visa um Estudo de Conceito (JSC – Join Concept Study), para o desenvolvimento do programa Future Combat Air System (FCAS).

A nova aeronave já está sendo projetada, mas ainda está na fase inicial do projeto, as formalidades envolvendo as duas empresas e as respectivas nações ocorreram no dia 06 de fevereiro de 2019, em uma reunião com os representantes de cada empresa.

O caça que no momento recebeu o nome de NGF (Next Generation Fighter), será de uma próxima geração, que é bem mais avançada do a que as gerações atuais. A capacidade Stealth está inclusa na nova aeronave, além de outras novidades que ainda não foram divulgadas, além disso o NGF levará um novo arsenal de armas de novas tecnologias.

A fabricante Dassault já havia apresentado o projeto do NGF ao público durante o evento Euronaval 2018.

O novo caça terá como missão a substituição das frotas atuais da França e da Alemanha, que sãos os respectivos caças Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon. O estudo prevê que o NGF entre em operação entre 2035-2040.

O novo caça pode rivalizar diretamente com o Tempest, projetado pelo Reino Unido e que ainda está em fase de desenvolvimento, e também com o F-22 os Estados Unidos e o SU-57 da Rússia.